Milhares de pessoas acorreram esta noite de quarta-feira à Romaria de São Bartolomeu, em Ponte da Barca, para ver Tony Carreira. Inserido nas maiores festas do concelho, o concerto durou mais de uma hora com o cantor a interpretar o repertório que construiu ao longo das décadas, cujas músicas a multidão sabia de cor.
Além das famílias ali reunidas, vindas de todos os cantos do Minho, e com um público maioritariamente feminino, houve também quem não se envergonhasse de ser homem e gostar do músico, mostrando-o na fila da frente, com direito a cartaz e tudo.
Mas é na noite de 23 para 24 de agosto que Ponte da Barca vive o seu momento mais aguardado. Conhecida como a Capital das Rusgas Populares, a vila é tomada pelo espírito da Romaria de S. Bartolomeu, onde as ruas se enchem de rusgas populares.
Ao som das concertinas, o estalar das castanholas sob as luzes coloridas das iluminações, a tradição ganha vida. O mote secular “O diabo anda à solta!” ecoa, lembrando que nesta noite toda a diversão é permitida. No Largo do Urca, a exuberante “roda” de danças populares gira sem parar até o romper da aurora, unindo pessoas de todas as idades num só ritmo.
No dia 24 de agosto, os barquenses e visitantes preparam-se para a Majestosa Procissão a S. Bartolomeu, que percorre as ruas da vila, encerrando as festividades com a solenidade que o Santo merece.
A Romaria termina à meia-noite com o espetacular “fogo do rio”, que ilumina o céu e marca o fim de mais uma edição da festa.