Toneladas de lenha aquecem escolas de Guimarães

Em 2024 foram 60
Foto: Vitrus

A empresa municipal Vitrus distribuiu gratuitamente, durante o ano de 2024, cerca de 60 toneladas de lenha pelas escolas básicas do concelho de Guimarães que dispõem do sistema de caldeira a lenha para aquecimento central dos edifícios.

Em comunicado, a Vitrus explica que “o processo da entrega de lenha nas escolas decorre ao longo do ano, sendo claramente mais solicitado no período de inverno”.

“A recolha, preparação e entrega da lenha é inteiramente assumido pelos serviços da Vitrus, rentabilizando os recursos disponíveis”, sublinha o comunicado.

Este processo teve início em 2016 e até ao momento foram entregues 17 mil sacos de lenha, que se traduz em cerca de 540 toneladas.

A lenha resulta da limpeza de caminhos públicos ou a recolha de árvores caídas e troncos das podas.

“Entretanto é devidamente cortada e acondicionada para a entrega nas escolas, numa iniciativa que visa rentabilizar os recursos disponíveis, reduzir o desperdício e proteger o ambiente da desflorestação”, explica a empresa municipal.

No âmbito da promoção de economia circular, este projeto foi distinguido em 2024 com o Prémio Essência do Ambiente na categoria de Boas Práticas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados