Alto Minho
Todos os utentes e funcionários da Misericórdia de Paredes de Coura negativos à covid-19
Covid-19
em

Todos os utentes e funcionários do Lar Senhora da Conceição, da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura, testaram negativo para a covid-19, anunciou a instituição ao final desta quarta-feira.
No total, foram testadas 43 pessoas, entre idosos e colaboradores, resultando em negativo para todos.
Recorde-se que no passado dia 24 de outubro, há cerca de 15 dias, cinco colaboradores testaram positivo ao novo coronavírus, lançando um alerta dentro daquele organismo.
A instituição fez testes aos utentes nos dias que se seguiram e todos resultaram negativo. Já nesta quarta-feira, foram recebidos novos testes a todos os funcionários daquela ERPI, com o resultado a ser de alegria para todos.
“Esperança… foi o que ao longo destes quase quinze dias nos guiou”, escreveu a direção da ERPI através das redes sociais.
“Apesar destas boas notícias, sabemos que não podemos descurar a nossa atenção para o momento difícil que vivemos em termos de propagação desta pandemia e continuaremos a cumprir todas as medidas para que quem reside no Lar Nossa Sr.ª da Conceição permaneça protegido”, acrescenta.
“Continuamos a Nossa luta com a Esperança que todos vamos ficar bem”, reforça a instituição.
Leia Também
Já há resultados finais em sete concelhos do Alto Minho (Marcelo vence em todos)
Testes aos membros de mesas de votos em Braga resultaram em onze positivos
Covid-19: Mais 275 mortos (novo máximo) e 11.721 infetados no país
Ordem diz que morreram mais três médicos com covid nos últimos dias
Diminuição da esperança média de vida é consequência inevitável da pandemia
Impacto da covid-19 nas mulheres domina agenda da igualdade
Alto Minho
Marcelo vence em Ponte de Lima. André Ventura em segundo (e Vitorino Silva em quarto)
Eleições presidenciais 2021

Já está fechada a contagem dos votos em Ponte de Lima, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. André Ventura surge em segundo lugar, seguindo-se Ana Gomes. Vitorino Silva é quarto.
No concelho de Ponte de Lima, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar colhendo 11.696 votos, André Ventura, em segundo, obteve 1.996 votos, seguido por Ana Gomes, com 1.478.
Vitorino Silva ocupa o quarto lugar, com 703 votos, Marisa Matias ficou em quinto, com 577 votos, Tiago Mayan em sexto, com 432 votos, e João Ferreira, por último, com 423 votos.
Viana do Castelo
Marcelo vence em Viana. Ana Gomes em segundo (e João Ferreira em quarto)
Eleições presidenciais

Já está fechada a contagem dos votos no concelho de Viana do Castelo, apontando uma vitória expressiva a Marcelo Rebelo de Sousa. Ana Gomes surge em segundo lugar, seguindo-se André Ventura.
No concelho de Viana do Castelo, Marcelo Rebelo de Sousa conquistou o primeiro lugar colhendo 21.674 votos, Ana Gomes, em segundo, obteve 4.838 votos, seguida por André Ventura, com 3.859.
João Ferreira ficou em quarto, com 1.575 votos, Marisa Matias, em quinto, com 1.442, Vitorino Silva, em sexto, com 1.266, e Tiago Mayan, por último, com 970 votos.

Um surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura infetou 74 dos 80 utentes e 28 dos 44 funcionários, disse hoje o provedor da institutição.
Em declarações à agência Lusa, o padre Manuel Alberto Lourenço explicou que dos 74 utentes do lar de idosos, “um foi transferido, na sexta-feira, para o hospital de Viana do Castelo e, hoje de manhã, um outro utente sofreu um AVC”.
“A situação parece está a tornar-se mais calma, com todas as ajudas e com toda a colaboração. Temos a ajuda de uma Brigada de Intervenção Rápida (BIR) e de vários voluntários. Temos tido a ajuda possível, sabendo de antemão que se a situação estabilizar irá correr tudo bem, se se agravar iremos precisar de mais recursos humanos”, referiu o provedor.
Segundo o pároco, os 28 funcionários infetados pelo primeiro surto a afetar a instituição desde março de 2020, “estão em casa, em recuperação”.
“Tenho contactado com eles todos os dias. Alguns estão bem, assintomáticos, outros, porém, apresentam alguma sintomatologia associada à covid-19. Mas estão bem”, referiu.
“Os trabalhadores que não estão infetados estão a dar tudo por tudo. Não olham a horas de serviço para estarem a prestar cuidados aos idosos”, destacou.
O surto, explicou o provedor, “teve início no dia 13, quando cinco utentes foram testados por apresentarem sintomatologia associada à covid-19”.
Os seis utentes que não contraíram a doença causada pelo novo coronavírus “estão isolados na instituição, sendo que, na próxima semana, serão novamente testados, assim como o primeiro grupo de utentes testados há 15 dias”, acrescentou.
“Na segunda e terça-feira, os primeiros funcionários infetados com covid-19 vão fazer testes no centro de saúde e se tudo correr bem poderão voltar ao trabalho”, adiantou.
O provedor manifestou ainda “gratidão a todas as entidades parceiras, Câmara Municipal de Paredes de Coura, Unidade de Saúde Pública do Alto Minho (ULSAM) e Centro de Saúde de Paredes de Coura, Centro Distrital da Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Cruz Vermelha Portuguesa, por serem incansáveis e sempre presentes no acompanhamento de toda a situação”.
“Têm-nos ajudado no desenvolvimento das melhores estratégias para enfrentarmos o dia a dia na Misericórdia”, afirmou.
“Não tem sido fácil gerir os dias que correm. A situação é delicada, pois trata-se da saúde das pessoas. Continuamos todos a dar o nosso melhor, toda a nossa dedicação e esforço para que tudo regresse à normalidade, o mais breve possível”, referiu.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.107.903 mortos resultantes de mais de 98,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 10.194 pessoas dos 624.469 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Reportagens da Semana


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela


SC Braga faz 100 anos, ‘Melinha’ vai à bola há 75 e só quer ver o seu clube campeão
Amélia Morais é uma adepta bem conhecida de todos
Populares
- PaísHá 2 dias
Multas ‘covid’ são para pagar na hora e passeios higiénicos só com comprovativo
- FutebolHá 1 dia
Salvador e Varandas ‘pegaram-se’ e só a polícia os separou
- BarcelosHá 14 horas
Protesto pacífico com mais de cem pessoas apelou à abstenção em freguesia de Barcelos
- BragaHá 2 dias
GNR ‘aperta’ em Braga