O bracarense Tiago Corais foi esta quinta-feira eleito vereador da Câmara de Oxford (Oxford City Councillor), no âmbito das eleições locais, no Reino Unido, após ter recolhido 59% dos votos em Littlemore, área pela qual se candidatou.
O Engenheiro Industrial no Centro de Desenvolvimeno e Engenharia da Jaguar Land Rover, candidato pelo Partido Trabalhista, conquistou 845 votos, correspondentes a 59%. O candidato dos conservadores obteve 21% e os candidatos dos Lib Dems e dos Verdes chegaram ambos aos 10%.
“A participação na comunidade e na política são a minha paixão desde sempre. Tenho a ambição na vida de contribuir para que este mundo seja melhor do que o encontrei. Por isso, acho que cada um de nós tem a responsabilidade por onde passa fazer a diferença”, afirma o também militante do Partido Socialista (PS) português, em nota divulgada esta sexta-feira.
Tiago é irmão gémeo de Miguel Corais, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga, nas eleições autárquicas de outubro do ano passado, e atual vereador na autarquia da capital do Minho.
“Aqui em Braga na vereação defenderei isso e tu aí na vereação de Oxford farás o mesmo”, escreve o vereador na Câmara de Braga, na sua página no Facebook, onde diz ainda, de forma bem disposta, que “agora Braga e Oxford estão “geminadas””, mas não deixando de pensar na possibilidade real de vir a “batalhar para que haja uma geminação formal para que as duas cidades possam beneficiar de um intercâmbio natural nas áreas universitárias, na ciência e inovação, na dinâmica empresarial, na lusofonia e tantas outras”
Tiago Corais estudou na Universidade do Minho, onde integrou os orgãos de governo, em representação dos estudantes.

Atualmente é coordenador do Partido Socialista no Reino Unido, militante do “Labour Party” e do Think Tank “Fabian Society”. Em Oxford, foi um dos fundadores da “Oxford European Association”, associação criada pela Câmara de Oxford como resposta ao Brexit, “para que todos sintam que são bem-vindos”.
Promete muito mais por Littlemore e espera desenvolver o seu mandato com os mesmos padrões dos seus colegas Councillors em Oxford.
“A habitação é um dos problemas mais sérios no Reino Unido e em Oxford o problema ainda é pior. Oxford é considerada a cidade no Reino Unido onde a habitação é a menos acessível. Assim sendo, irei fazer tudo para que sejam construídas mais habitações acessíveis e de qualidade”, remata.