As empresas Crispim Abreu, Lemar, (Guimarães), Casa da Malha, Brito & Miranda (Barcelos) e Bold Design (Braga), marcam presença entre ontem e hoje na edição de Nova Iorque da feira têxtil Premiére Vision, numa comitiva que integra ainda a Troficolor, da Trofa, e a Paulo de Oliveira, da zona Centro do país.
O grupo de empresas portuguesas está acompanhada da Associação de Promoção de Salões Internacionais de Moda e tem o objetivo de mostrar as tendências para as coleções primavera-verão de 2025.
Em declarações ao Jornal T, a representante da associação, Sofia Botelho, diz que as marcas “estão muito positivas” e pretendem fortalecer laços com clientes americanos.
Nas redes sociais, as diferentes marcas vão partilhando imagens dos seus stands, como é o caso da Casa da Malha, sediada em Barcelos, ou da Lemar, de Guimarães.
O último relatório da Associação de Têxtil e Vestuário de Portugal diz que em novembro o setor têxtil e vestuário exportou 503 milhões de euros, registando uma quebra de cerca de 1% em valor, face ao mês homólogo do ano transato.
“Embora as exportações de matérias têxteis tivessem ainda ficado no vermelho (-11%), o vestuário e os têxteis-lar e outros têxteis confecionados recuperaram, tendo registado, respetivamente, 2% e 9% de crescimento”, salienta a associação.