Já chegaram os resultados dos testes PCR à covid-19 dos 105 colaboradores do Centro de Acolhimento ‘O Poverello’, sediado no convento de Montariol, em Braga, e todos deram negativo, foi hoje anunciado.
Recorde-se que esta é a única Unidade de Cuidados Paliativos em todo o distrito de Braga e que presta também serviços de Cuidados Continuados, com utentes englobados no chamado “grupo de risco”.
Em declarações a O MINHO, o diretor-geral frei Jacó Silva adiantou a “boa nova”, afirmando ser “uma grata surpresa”, face à fustigação que várias instituições de acolhimento em Braga têm sofrido ao longo do último mês.
“Somos 105 colaboradores e os testes chegaram hoje de manhã, 100% negativos”, confidencia, revelando que também os 58 utentes foram sendo testados ao longo das últimas semanas e “deu sempre negativo”.
O responsável expõe várias das medidas adotadas desde que iniciou o isolamento nos lares a nível nacional, destacando a implementação de locais de higienização das mãos “em todas as unidades”, a “verificação de temperatura diariamente na troca de turno” e a devida utilização de equipamentos de proteção por parte de todos os colaboradores.
“Isto demonstra que valeu a pena as exigências adotadas, o trabalho, o esforço de todos mas também remete para a vigilância constante que adotamos, pois a nossa responsabilidade tem de ser preservada perante os utentes”, assinala.
Jacó Silva enaltece ainda a compreensão de todos, sobretudo dos familiares e amigos dos utentes que se viram privados de visitas, e ainda das empresas parceiras que nunca deixaram desabastecer o armazenamento de equipamentos de proteção durante todo este tempo de pandemia: “a todos eles, a nossa eterna gratidão”.