Os testes feitos aos 300 funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos deram resultado negativo, anunciou a instituição.
- Anúncio -
O provedor, Nuno Reis, salienta “o sentido de responsabilidade e espírito de missão, quer no local de trabalho, quer fora dele” dos trabalhadores da instituição, a quem agradeceu o contributo “para melhor salvaguarda de quem mais precisa”.
Em comunicado, a instituição detalha que as recolhas de amostras foram feitas por técnicos do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III, ficando o processamento laboratorial a cargo da Escola de Saúde da Universidade do Minho e do Hospital S. João.
A instituição refere, ainda, que está a preparar a reabertura das unidades operacionais entretanto encerradas (Creche, Creche Familiar, Pré-Escolar, Centro de Dia, Centro de Formação, Centro de Medicina Física e de Reabilitação, Igreja da Misericórdia e Capelas).
Segundo a autarquia, o concelho de Barcelos conta com 340 infetados com o novo coronavírus.
Portugal contabiliza 1.074 mortos associados à covid-19 em 25.702 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Das pessoas infetadas, 818 estão hospitalizadas, das quais 134 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou de 1.712 para 1743.
Portugal entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.
Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.