Seguir o O MINHO

Braga

Tesouro da Sé encantou reformados de S. Vicente

em

Cerca de duas dezenas de idosos da Associação de Reformados de S. Vicente visitaram o tesouro da Sé de Braga, muitos dos quais não conheciam, apesar de viverem há muitos anos na cidade. A iniciativa, organizada pela Associação de Reformados de S. Vicente, contou com o apoio da Junta de Freguesia.

O convívio, que teve lugar no passado dia 10 de agosto, foi acompanhado de muita animação. A partida aconteceu às 14h30, junto ao Centro Cívico de S. Vicente.

No local, os convivas foram recebidos por Catarina Saavedra, que monitorizou toda a visita. Começaram pelo Órgão daquela catedral, percorrendo as várias salas com peças antigas e extremamente valiosas do Clero bracarense e internacional.

A situação que mais se destacou e, que foi alvo de comentários, foi a informação que o padroeiro da Cidade é S. Geraldo (e a respetiva história do Milagre da Fruta) e não o S. João como, rotineiramente, se pensa.

Outra situação, tendo em conta que alguns seniores que estiveram emigrados no Brasil, e que foi alvo de apreciação, foi a observação, e segundo reza a história, da Cruz de Cristo, que esteve presente na primeira missa aquando da descoberta do Brasil, em 1500.

Também, um dos reformados, tendo como atividade ser acólito, ia comentando e conversando com a monitora sobre os seus conhecimentos da Igreja.

No final da visita, todos se mostraram agradecidos pela oportunidade de conhecerem o que nunca viram. Alguns referiram mesmo que estavam maravilhados com a beleza das peças, com perfeição dos bordados feitos à mão em fio de prata dourada.

Todo o grupo se mostrou ansioso e motivado para a próxima visita aos monumentos da cidade, referindo que estas visitas ajuda-os a conhecer melhor a cidade.

Populares