Seguir o O MINHO

Braga

Terras de Bouro. Campanha para ajudar alegado mendigo faz câmara emitir comunicado

em

Foto: Bruno Valente / Facebook

Uma publicação na rede social Facebook da última quinta-feira, por Bruno Valente, teve mais de 3 mil gostos e quase 17 mil partilhas, até esta segunda-feira. O utilizador falou sobre a situação de um mendigo de Terras de Bouro, que fez a câmara emitir um comunicado.

Bruno Valente expôs a vida de Amaro Gonçalves da Costa depois de encontrá-lo junto ao Campo da Vinha, em Braga.

A publicação dizia que Amaro faz o trajeto entre Terras de Bouro e Braga todos os dias de autocarro, que se encontra em situação de sem-abrigo, e na necessidade de ser operado na anca, motivo pelo qual ele não consegue trabalhar.

O apelo maior nas redes sociais era para que a publicação chegasse a alguma instituição, que pudesse ajudar e que tirasse das ruas.

Com a quantidade de partilhas e gostos, a Câmara Municipal de Terras de Bouro emitiu um comunicado sobre Amaro Gonçalves da Costa, e diz que viver nas ruas é um hábito, apesar de possuir casa e ser beneficiário de pensão social de invalidez”.

“O Sr. Amaro Gonçalves Gomes reside, desde setembro de 2007 e em regime de renda apoiada, numa habitação social propriedade da Câmara Municipal de Terras de Bouro, localizada no Loteamento Social de Outeiro das Cruzes, na freguesia de Carvalheira. Trata-se de uma casa tipologia T2, com boas condições de habitabilidade.

Em relação à situação económica, o senhor possui um rendimento mensal fixo, pois é beneficiário de pensão social de invalidez.

Importa sublinhar que o Sr. Amaro tem, como hábito de longa data, a prática de mendicidade, fazendo desta atividade praticamente um modo de vida”.

Populares