O terminal rodoferroviário que a Medway vai construir em Lousado, Vila Nova de Famalicão, significará um investimento total de 61 milhões de euros e deverá estar operacional em finais de 2028, disse hoje fonte daquele operador logístico.
Segundo a fonte, o investimento será repartido pela Medway (50 milhões) e pela Infraestruturas de Portugal (11 milhões).
A construção deve arrancar em inícios de 2027.
Hoje, a Infraestruturas de Portugal (IP) assinou uma adenda ao protocolo de cooperação firmado em 2019 com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Medway, pela qual se compromete a investir 11 milhões de euros no projeto.
Com uma área de implantação logística de 32 mil metros quadrados, o terminal terá duas linhas de carga de 750 metros e mais duas linhas de receção/expedição e uma capacidade para mais de 500 movimentos por ano na fase de cruzeiro.
Para o presidente da IP, Miguel Cruz, será “criada uma infraestrutura logística de nova geração, capaz de responder aos desafios futuros da internacionalização da economia portuguesa, da digitalização da cadeia logística e da transição para formas de transporte mais sustentáveis.”
Miguel Cruz sublinhou que este investimento se insere numa estratégia articulada entre várias entidades públicas e privadas, com o objetivo de posicionar Portugal como uma plataforma atlântica competitiva na rede logística europeia.
O presidente da Medway, Carlos Vasconcelos, já disse que este projeto permitirá atrair novos investimentos para a região a norte do Douro e para o concelho de Famalicão, potenciando a indústria exportadora local e facilitando a logística das suas mercadorias.