A construção do terceiro navio oceânico de fabrico inteiramente português ficará concluída antes de maio deste ano nos estaleiros navais de Viana do Castelo, foi hoje anunciado.
O MS World Discover, terceiro de seis paquetes encomendados pela Mystic Cruises à West Sea encontra-se nos acertos finais e, caso a pandemia o permita, poderá navegar já no verão de 2021.
Mário Ferreira, proprietário da Mystic Cruises e empresário que comprou recentemente cerca de 30% da TVI, esteve em Viana do Castelo a acompanhar o progresso da nova encomenda, considerando que “os trabalhos continuam a bom ritmo”.
Além do Discover, outros três navios transatlânticos similares estão em construção naquele espaço, numa encomenda de seis no total (mas que poderá chegar aos sete).
Segundo dados disponibilizados em maio de 2020 pela consultora VesselsValue, a nível mundial, existiam 370 navios deste tipo. Segundo a mesma consultora, e após a pandemia, é estimada a construção de 104 navios ao longo dos próximos oito anos. Naquela data, em todo o mundo, apenas os navios ‘made in Viana’ estavam já programados e com data de distribuição.
Para além dos dois que navios que já se encontram operacionais e este terceiro quase concluído, entre 2022 e 2025, os estaleiros têm de construir mais três navios – World Traveler (2022), World Adventurer (2023) e o World Seeker (2024), conforme noticiou O MINHO, em exclusivo, a 27 de dezembro de 2019.
.O MS World Explorer, que começou a operar em 2019, e o MS World Voyager, que ficou concluído já em tempo de pandemia, foram levados para Lisboa até que seja novamente permitida a circulação.
Segundo um comunicado da Martifer, os novos navios serão da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e conforto.
São considerados navios cruzeiros de pequeno porte. Nas redes sociais, o empresário Mário Ferreira prevê que os “navios pequenos com muita qualidade e menos de 200 passageiros vão ter uma enorme procura” na fase pós-pandémica.
Segundo o mesmo relatório da consultora VesselsValue, a frota mundial deste tipo de navios cresceu 65% em termos de capacidade para passageiros, atingindo os 700 mil. Em 2019, foram construídos 24 novos navios.
Ainda de acordo com o relatório, face à chegada da covid-19, a atividade destes navios teve um impacto negativo de cerca de 50%, com as empresas a adiar o regresso das operações.
Refere ainda que algumas dessas operadores realizaram mais viagens durante o ano de 2020.Apesar dos riscos, a consultora aposta que a tendência até 2025 será de crescimento no setor.
No ano de 2020, a Mystic Cruises pagou 110 milhões de euros à empresa que gere os estaleiros navais de Viana do Castelo.