Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Tenente-coronel da NATO, de Viana, fala dos desafios da mulher na igualdade de género

Diana Morais é presidente do gabinete para a perspectiva de género e estará no IPVC

em

A tenente-coronel Diana Morais vai estar na próxima sexta-feira na sua terra-natal, Viana do Castelo, para assinalar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência com diversas atividades.

A sessão, que se realiza na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPVC, das 14:30 às 16:30, conta com a participação da tenente-coronel Diana Morais, coordenadora do Gabinete da Igualdade do Ministério da Defesa Nacional e Chair Committee on Gender Perspectives da NATO. Do programa consta ainda uma tertúlia e com testemunhos de estudantes e diplomadas do IPVC.

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, dá início à sessão destacando o papel ativo que a instituição tem tido para que se desmitifique o acesso aos cursos de engenharia tradicionalmente frequentados por um público mais masculino. O presidente do IPVC vai focar os diversos projetos em que a instituição está envolvida assim como a estratégia a ser desenvolvida para os próximos anos.

Segue-se a intervenção da pró-presidente do IPVC, Sofia Rodrigues, que vai apresentar o projeto BAITS-IPVC.

A sessão continua com a palestra da tenente-coronel Diana Morais, que vai falar sobre a atividade nos dois Comités que integra (do MoD-PT e da NATO) e o que a levou a decidir o seu percurso académico e profissional. No encontro, a tenente-coronel vai partilhar ainda os desafios que enfrentou com as suas escolhas vocacionais e profissionais e deixar sugestões que considere importantes para as questões da promoção da igualdade de género nas escolas vocacionais e profissionais. Os desafios como mulher, na conciliação da vida profissional, familiar e pessoal também vão ser tema de debate.

Ainda durante a sessão comemorativa vão ser apresentados testemunhos de estudantes e de diplomadas do IPVC em Engenharias e TIC, a exercer profissões no Alto Minho nestas áreas de formação assim como de investigadoras da instituição nessas áreas.

Testemunhos que pretendem lançar o desafio a futuras candidatas que pretendam estudar nestas áreas e que estão indecisas devido a fatores ainda enraizados na sociedade. Relatos na primeira pessoa que vêm desmitificar que não há só profissões para homens ou só para mulheres.

A sessão termina com uma tertúlia, que terá como moderadoras Teresa Gonçalves, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica, e Ana Teresa Oliveira, Coordenadora para a Igualdade no IPVC, e com a participação da tenente-coronel Diana Morais.

Esta sessão, que também está integrada no programa Alto-Minho Ser + Igual- promoção da Igualdade nas Escolhas Vocacionais, vai contar com a presença de estudantes e diplomadas/os do IPVC e estudantes do 9.ºano ao 12.ºano de escolas parceiras do projeto PRR-BAITS-IPVC (Agrupamento de Escolas Monte da Ola, Monserrate, EPRAMI, ETAP, EPRALIMA).

EM FOCO

Populares