O sol e calor têm os dias contados. O tempo vai mudar radicalmente prevendo-se chuva e trovoadas para o Minho a partir de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As temperaturas começam, a partir de amanhã, terça-feira, a descer, mas voltam a subir na sexta-feira, “com as condições para a trovoada”, adianta a O MINHO a meteorologista do IPMA Paula Leitão.
“No sábado há nova descida das temperaturas com condições de precipitação no fim de semana”, acrescenta.
Hoje, Braga deve chegar aos 32 graus centígrados, descendo até aos 26ºC na quarta-feira. Na sexta-feira, o IPMA prevê que chegue aos 34ºC.

Em Viana do Castelo, as máximas hoje são de 28ºC, devendo descer até aos 22ºC na quinta-feira e subindo até aos 29ºC na sexta-feira.

A mudança do tempo deve-se ao facto de termos estado “sob influência do vale depressionário que se estende do norte de África para a Península Ibérica”, sendo que, “nos níveis mais altos da atmosfera, tem estado uma situação estável, mas a partir de hoje começar a entrar o fluxo do quadrante oeste e isso faz com que a situação já seja diferente”, explica Paula Leitão.
E conclui: “Com o vale depressionário a passar hoje e uma depressão a aproximar-se a partir de quarta-feira há condições para esta instabilidade. É isso que vai fazer a grande diferença entre o calor da última semana e o tempo um pouco mais fresco e com condições para trovoada que vai ser esta semana”.