O aviso amarelo nos distritos de Braga e de Viana do Castelo, por causa do tempo quente, foi prolongado mais um dia, ficando em vigor até às 21:00 horas de terça-feira, divulgou o instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso já se encontra em vigor desde ontem de manhã e pretende alertar para condicionantes relacionadas com o estado meteorológico, no caso as elevadas temperaturas que já se fazem sentir não só na região mas em todo a Península Ibérica.
Devido à onda de calor que está a atingir o país, o IPMA colocou sete distritos do continente em aviso vermelho, entre hoje e terça-feira, nomeadamente Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre.
O IPMA prevê para hoje, no continente, continuação de tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo apresentando períodos de mais nebulosidade na faixa costeira ocidental, em especial a norte do Cabo Raso, e no interior durante a tarde.
As previsões apontam para condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada dispersos no interior, em especial das regiões Norte e Centro e durante a tarde, e uma pequena subida de temperatura.
O vento soprará em geral fraco predominando do quadrante norte, sendo do quadrante leste até ao meio da manhã, e soprando por vezes moderado (até 30 km/h) na faixa costeira ocidental.
As temperaturas máximas vão oscilar entre os 44 graus Celsius, em Beja, e os 25, em Aveiro.