A vila de Melgaço foi brindada, esta terça-feira, com um arco-íris num dia em que a chuva persistente está a dominar em toda a região.
O fenómeno ótico e meteorológico ocorreu esta manhã, não passou despercebido e várias fotografias do momento correm nas redes sociais.
Uma delas, captada por Victor Abreu, mostra o arco-íris como pano de fundo da estátua da Inês Negra, figura lendária do século XIX, que terá lutado com as próprias mãos pela independência de Melgaço face ao reino de Castela.
Toda a costa portuguesa está igualmente hoje sob aviso laranja devido à agitação marítima.
O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, na terça-feira por influência da depressão Babet.
Hoje, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”.
“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19 [quinta-feira], com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta o IPMA.