Após o calor tórrido ter aliviado por uns dias, no fim de semana as temperaturas máximas voltam a subir no fim de semana, chegando em zonas mais interiores do Minho, como Monção ou Cabeceiras de Basto, vão rondar os 40 graus Celsius.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no fim de semana as máximas em Braga serão de 35ºC e em Viana do Castelo de 28ºC e 27ºC.
No entanto, em concelhos mais interiores, os termómetros vão chegar e até ultrapassar os 40ºC. É o caso, por exemplo, de Monção que vai chegar aos 40ºC, e de Cabeceiras de Basto, que sobe aos 41ºC, no domingo.
Em alguns municípios – Valença, Monção, Celorico de Basto ou Vieira do Minho – estão também previstas noites tropicais, ou seja com mínimas de 20ºC.
Em comunicado, o IPMA nota que no sábado e domingo “os valores da temperatura máxima irão subir e manter-se elevados até dia 11 [segunda-feira], podendo variar entre 30 e 38 °C na generalidade do território do continente e atingir 43 °C em alguns locais”.
“A temperatura mínima continuará a ultrapassar 20 °C (noites tropicais) no interior das regiões Norte e Centro, estendendo-se ao interior Sul durante o próximo fim de semana”, acrescenta.
“Os valores da temperatura máxima, já registados nos anteriores episódios de tempo quente, têm estado a contribuir para uma onda de calor podendo em alguns locais do interior não ser interrompida com a descida temporária de temperatura. Um anticiclone localizado a norte da região dos Açores desloca-se gradualmente para leste/nordeste, intensificando e posicionando-se a sudoeste das ilhas Britânicas no dia 10 [domingo], o que em conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de uma massa de ar quente e seco provenientes do norte de África”, conclui o IPMA.