Seguir o O MINHO

Região

Temperatura sobe até perto dos 40º na segunda. Minho sob aviso amarelo

Estado do tempo

em

Foto: DR

Os termómetros vão subir ainda mais do que esperado no inicio da semana, levando à colocação dos distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo devido ao calor.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 14:00 horas de segunda-feira e as 17:00 de terça.

Os concelho de Viana do Castelo e Esposende são os únicos que escapam ao episódio meteorológico.

Nos restantes 22 concelhos, a noite de segunda para terça será “tropical”, uma vez que a temperatura mínima prevalecerá acima dos 20 graus centígrados.

De acordo com as previsões desse mesmo instituto, a segunda-feira será o dia mais quente, com os termómetros a chegarem aos 39 graus no concelho raiano de Monção, no Alto Minho.

Monção será o concelho mais quente, mas são vários os que têm como previsão máximas de 38 graus para segunda, nomeadamente Braga, Vizela, Vila Verde, Cabeceiras de Basto e Valença.

Famalicão, Guimarães, Fafe, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Celorico de Basto, Amares, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca vão ter máximas de 37 graus na segunda-feira, enquanto Barcelos, Vieira do Minho, Terras de Bouro e Melgaço chegam aos 36.

Paredes de Coura terá máxima de 35 enquanto os termómetros em Esposende e Viana do Castelo apenas sobem até aos 30 graus.

Na terça é esperado que se mantenham os mesmos valores, à exceção do concelho de Braga, que desce a máxima de 38 graus, para 37, de Monção, que desce de 39 para 38, Caminha de 36 para 34, Valença de 38 para 37, e Paredes de Coura, de 35 para 34.

Em Viana e Esposende a máxima sobe de 30 para 31 na terça-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Populares