Seguir o O MINHO

Alto Minho

Tema de 2016 do Festival de Jardins de Ponte de Lima já foi escolhido

em

Distinguido com o título Garden Tourism awards – prémio internacional atribuído a organizações mundiais, que se destacam no desenvolvimento e promoção dos jardins enquanto atração turística, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima está a celebrar a 11ª edição, com o tema a “Água no Jardim”.

Este evento é organizado pelo Município de Ponte de Lima que se esforça por assegurar a manutenção, continuidade e preservação de onze jardins de diferentes criadores, e de um premiado festival, que eleva o nome da vila limiana. Os onze projetos selecionados são criações provenientes de Portugal, Espanha, República Checa, Brasil, Irlanda, Itália, França e Áustria o que garante aos jardins uma variedade cultural e uma dinâmica inigualável.

Este ano decorre também a primeira edição do Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima. Iniciativa dinamizada pelo Serviço Educativo da Área Protegida e da Câmara Municipal de Ponte de Lima, cuja missão é a de alertar as camadas jovens para o ambiente e para a importância dos espaços verdes.

Ponte de Lima intitula-se, orgulhosamente, como Capital Mundial de Jardins depois de promover todo o tipo de iniciativas sobre jardins e espaços verdes. Conquistando cada vez mais seguidores e visitantes, pauta pela riqueza e pela variedade de cores, embelezamento das ruas com as flores da época e garante a viabilidade de espaços amplos e de forte ligação à natureza.

Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima escreve que a edição de 2015 do Festival Internacional de Jardins “é, garantidamente, de uma beleza soberba”.

Cada jardim projetado no festival incentiva a sua imaginação e leva a que desfrute de momentos tão ricos e ímpares. São onze jardins criados a pensar na leveza e importância da água, e a unir o melhor desse elemento com a importância dos jardins. Cada jardim que visite é uma nova sensação que experimenta e no final, o mais difícil será escolher o seu preferido e abandonar aquele espaço único.

Em 2016 o certame decorrerá sobre o tema “Jardins do Conhecimento” e todos os interessados em participar podem concorrer até 15 de novembro de 2015, estando toda a informação necessária disponível no site do evento, podendo qualquer contacto ser feito através de email.

O Festival Internacional de Jardins está aberto até ao dia 31 de outubro em agosto das 10h às 20h, em setembro das 10h às 12h e das 13h30 às 19 horas e em outubro das 10 horas às 18 horas. À segunda-feira de manhã o espaço encontra-se encerrado até às 13 horas e 30 minutos para manutenção.

Anúncio

Viana do Castelo

Tensão em Viana depois de serem conhecidas penas de acusados de homicídio: “Injustiça”

Familiares de jovem pescador revoltados

em

Tribunal de Viana do Castelo. Foto: O MINHO

A condenação de um homem a 14 anos de prisão por homicídio e a absolvição de um outro arguido envolvido no processo, esta quinta-feira decididas no Tribunal de Viana do Castelo, provocaram a revolta dos familiares da vítima.

O Tribunal de Viana do Castelo condenou um homem de 29 anos a 14 anos de prisão pelo homicídio qualificado e absolveu outro, de 34 anos, também envolvido no processo.

A leitura do acórdão foi rodeada de fortes medidas de segurança por parte das forças policiais.

No final da leitura, ainda no interior da sala de audiências, os familiares do jovem de 22 anos morto à facada em dezembro de 2018 protagonizaram momentos de revolta, gritando “palhaçada” e “injustiça”.

Os agentes da PSP presentes no interior do tribunal mobilizaram-se para impedir desacatos que vieram a ocorrer já no exterior do edifício, na principal avenida da cidade, quando o homem condenado entrou na carrinha celular.

Nessa altura, viveram-se momentos de muita tensão, com os agentes da PSP a agarrarem os familiares da vítima para evitar que chegassem ao carro celular.

Os familiares da vítima permaneciam, pelas 15:10, no exterior do tribunal, a aguardar a saída do homem que foi absolvido, sendo vigiados de perto por mais de uma dezena de elementos da polícia, à paisana e fardados.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Septuagenária atropelada na EN 203, em Ponte de Lima

Transportada para o Hospital de Viana

em

Foto: Daniel Costa/O MINHO

Uma mulher, com cerca de 70 anos, sofreu ferimentos na sequência de um atropelamento, esta quinta-feira, no troço da Estrada Nacional 203 que atravessa a freguesia de Correlhã, em Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima terá sido abalroada pela viatura, provocando queda e várias escoriações e hematomas, sendo necessário o transporte para o Hospital de Viana do Castelo e a presença da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima no local.

Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram a vítima, que foi considerada “ferido ligeiro”. O alerta foi dado às 15:25.

A GNR de Ponte de Lima registou a ocorrência e controlou o trânsito, que esteve condicionado no local, junto ao posto de combustível da Correlhã.

Continuar a ler

Alto Minho

Argentina-Ponte da Barca: Alunos da Patagónia conhecem tradições do Alto Minho

Comemoração dos 500 anos de “volta ao mundo” de Fernão de Magalhães

em

Foto: Divulgação / CM Ponte da Barca

Um grupo de estudantes do 12.º ano do Colégio Secundário n.º 8 “Naciones Unidas de Puerto Santa Cruz”, da região da Patagónia, na Argentina, está de visita ao concelho de Ponte da Barca, no âmbito da comemoração dos 500 anos da “volta ao mundo” de Fernão de Magalhães, de quem se diz ser natural do concelho barquense.

Os alunos participaram já, durante esta manhã, em atividades pedagógicas no agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e na EpraLima, tendo entrado em contacto com a cultura local, nomeadamente através da atuação de grupos folclóricos.

Visitaram, também, as instalações da Câmara de Ponte da Barca, onde foram recebidos pelo atual edil, Augusto Marinho, conforme avançado pela autarquia, em comunicado enviado a O MINHO.

Amanhã, estarão de visita ao Castelo de Lindoso e à barragem, situada naquela localidade barquense, já perto da fronteira com Espanha.

“O intuito da visita deste grupo”, explica a autarquia, será percorrer várias localidades associadas ao navegador Fernão de Magalhães, “num espírito de acolhimento e amizade global”.

Continuar a ler

Populares