Vários utilizadores portugueses têm-se queixado de receberem chamadas de um número cujo indicativo pertence à Tunísia. Quando atendem, ninguém fala, e se devolvem, é lhes dito que a chamada terá um valor acrescentado. O alerta é deixado pelo Diário de Notícias, após consulta das três operadores de telecomunicações a funcionar em Portugal.
Em causa está o esquema conhecido por wangiri (um toque e desliga), provocando um aumento de tráfego móvel para os países de origem da fraude, gerando maior receita que beneficiará grupos empresariais.
O esquema passa por dar um toque para um telemóvel e esperar que a chamada seja devolvida, para poder cobrar um valor que ronda os 70 cêntimos por chamada. Para além da Tunísia, há outros países africanos a utilizarem este esquema, como Marrocos, Argélia ou Congo.
A Altice confirmou que existe um maior volume de chamadas com origem na Turquia, “possivelmente fraudulentas”. A operadora já deu indicações para que os clientes sejam aconselhados a não atender nem devolver chamadas de números internacionais que desconhecem.
Também a Vodafone registou o aumento de chamadas deste género, adiantando que este esquema também pode ser prejudical para as operadoras.
Já na NOS, há suspeitas de que este tipo de chamadas seja “fraude”, havendo recomendações para que se aconselhe os clientes a não interagirem com estas ligações de números internacionais desconhecidos.