Tecnologia desenvolvida na UMinho promete revolucionar a vida dos acamados

SENSE BED tem dois produtos em fase de patenteamento

O resultado de dois anos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico da Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho, em parceria com a empresa Vital Marques Rodrigues, está agora pronto a melhorar a saúde e conforto de quem sofre de mobilidade reduzida, doenças crónicas ou terminais.

No total, o projeto SENSE BED apresenta uma gama de quatro produtos, estando dois deles em fase de patenteamento, para a área da saúde e bem-estar.

Trata-se de uma superfície biomimética de prevenção de escaras que melhora a distribuição do peso da pessoa no colchão, um sistema flexível de aquecimento para o controlo térmico do paciente na cama, e ainda um sistema de monotorização de intensidade de pressão para auxiliar os cuidadores de acamados a prevenir o aparecimento de escaras.

Estes três produtos funcionam de forma isolada ou dando origem a um quarto produto com todas estas funcionalidades interligadas.

A gama de produtos da SENSE BED foi desenvolvida a partir de estruturas e materiais fibrosos que atuam como sensores, proporcionando conforto e auxílio na identificação de riscos para a saúde dos seus utilizadores, como é o caso das úlceras de pressão.

Além de inteligentes, estes novos têxteis são também facilmente incorporados em colchões ou como capas para os mesmos.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados