Seguir o O MINHO

Braga

Técnicos municipais vão receber formação para adaptarem espaços verdes às alterações climáticas

Autarquias precisam promovere soluções de adaptação do território ao novo paradigma climático

em

Foto: DR

A Comunidade Intermunicipal do Cávado promove, em parceria com o Município de Cascais, um workshop sobre Espaços Verdes Urbanos adaptados às Alterações Climáticas. Esta sessão realiza-se hoje, na sede da CIM Cávado, entre as 14:00 e as 18:00.

A ação formativa tem uma duração de 4 horas e irá explorar as diferentes soluções em contexto europeu e nacional. Os formandos irão conhecer, ainda, exemplos de boas práticas no contexto local e aplicar os conhecimentos em exercícios práticos tendo em conta os cenários climáticos.

Desenvolvido no âmbito do Fundo Ambiental, este workshop tem como objetivo “a qualificação de todos os técnicos municipais e profissionais do setor, para produzirem e gerirem os espaços verdes, neste novo paradigma de eficiência na utilização dos recursos naturais e na valorização dos serviços dos ecossistemas”, refere nota da CIM-Cávado.

Esta iniciativa surge “da necessidade dos governos locais promoverem soluções de adaptação do território ao novo paradigma climático, com aumento de ondas de calor e secas, pelo que permitem ainda uma melhoria na eficiência financeira na gestão local”.

Populares