Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar denunciam inoperacionalidade de ambulância em Melgaço

Após atropelamento mortal
Foto: O MINHO / Arquivo

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar afirma que o atropelamento que vitimou mortalmente um homem de 50 anos no sábado em Melgaço coincide “com um longo período de inoperacionalidade” da ambulância SIV do INEM, sediada naquele município, por falta daqueles profissionais especializados.

Em comunicado, aquele sindicato pede explicações ao conselho diretivo do INEM, alegando que já houve outro caso “em que um cidadão [acabou] por não ter acesso atempado a cuidados de emergência médica diferenciados por uma ambulância [estar] encerrada por falta de técnicos de emergência pré-hospitalar”.

Como O MINHO noticiou, um homem morreu no sábado atropelado na Estrada Nacional 202, em Alvaredo, Melgaço.

De acordo com a Proteção Civil, às 16:41 de sábado foi dado o alerta de atropelamento de um homem de cerca de 50 anos, presumivelmente por uma viatura ligeira, e a morte da vítima foi declarada no local, obrigando ao corte daquela estrada nacional.

Ao local acorreram os bombeiros de Melgaço, com uma ambulância, um veículo de desencarceramento e um veículo de comando, e a GNR com duas patrulhas.

Da parte do INEM esteve presente uma viatura médica do hospital de Viana do Castelo, mas aquela fonte da Proteção Civil disse não ter “qualquer indicação de ter ido uma viatura SIV”, de Suporte Imediato de Vida.

No total, no local estiveram sete veículos operacionais e 18 meios humanos. Chegou a ser equacionado o recurso a um helicóptero, mas acabou por não ir ao local, por ter sido declarada a morte da vítima, disse.

A circulação naquela estrada nacional retomou a normalidade cerca das 18:00.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Nuno Melo elogia resultado do CDS-PP na Madeira e critica Chega

Próximo Artigo
Foto: Lusa

Banco Alimentar recolheu 1.755 toneladas de alimentos no fim de semana

Artigos Relacionados
x