O treinador César Peixoto afirmou hoje que o Moreirense deve ter “espírito e capacidade de organização” demonstrados na primeira volta para regressar às vitórias frente ao SC Braga, na 20.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Ao comando de uma equipa que perdeu por uma vez em casa na presente época, com o FC Porto, para o campeonato (3-0), mas que atravessa um ciclo de sete jogos sem triunfos, o técnico de 44 anos referiu que a equipa da vila de Moreira de Cónegos e a formação bracarense se vão “respeitar” mutuamente na segunda-feira, num jogo de “dificuldade grande” para os seus pupilos.
“Vamos jogar com uma equipa com qualidade individual e coletiva, mas temos de estar preparados dentro do nosso ‘ADN’ para fazer face a uma equipa em retoma e moralizada, apesar de não ter seguido em frente na Liga Europa. Temos de demonstrar o espírito e capacidade de organização da primeira volta para regressar às vitórias”, disse, na antevisão ao desafio marcado para as 18:45.
Depois de empates caseiros com AVS (1-1) e com Farense (0-0), equipas que se apresentaram “muito fechadas”, César Peixoto vincou que o Moreirense pode aproveitar os espaços de que vai dispor perante o quarto classificado da I Liga, adversário que “joga o jogo pelo jogo” e que tem de “entrar em todos os campos para vencer”.
Ausente do banco de suplentes na segunda-feira, após a expulsão frente ao Arouca (derrota por 1-0), na ronda anterior, o ‘timoneiro’ vincou que os seus jogadores estão preparados para aplicarem em campo o trabalho semanal, ainda para mais num jogo em que a motivação surge com naturalidade, à semelhança dos duelos com FC Porto, Benfica, Sporting e o vizinho Vitória de Guimarães.
“Nestes jogos, não tenho de me preocupar com a motivação. Ela está inerente à mente dos jogadores. Temos de lhes mostrar confiança, organização, caminhos para o golo e formas de neutralizar os ‘pontos fortes’ do Braga”, vincou.
O técnico dos ‘cónegos’ lembrou que a sua equipa, 11.ª da tabela, com 23 pontos, está a 11 do principal objetivo da temporada, a manutenção no escalão principal, e salientou a prioridade de “valorizar quem tem” para uma segunda volta idêntica à primeira, após um mercado de inverno “muito longo”, que encerra às 23:59 de segunda-feira.
“[O mercado] poderia acontecer numa semana. Fazia-se o que se tinha a fazer, e os jogadores voltavam a retomar o foco. Têm saído jogadores feitos, importantes, que nos dão garantias. Têm entrado jovens de outras culturas, que temos de potenciar. O nosso campeonato não é assim tão fácil. É muito complexo”, frisou.
O Moreirense, 11.º classificado, com 23 pontos, recebe o SC Braga, quarto, com 37, em partida da 20.ª jornada da I Liga portuguesa, agendada para as 18:45 de segunda-feira, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, concelho de Guimarães, com arbitragem de Cláudio Pereira, da Associação de Futebol de Aveiro.