Uma casa pode ser um dispositivo ativo com o qual é possível agir remotamente para tornar a vida mais fácil: abrir e fechar portas e persianas ou ligar aquecimento são alguns exemplos do que é possível fazer.
Com uma experiência de 20 anos no setor da informática, Américo Sousa acaba de se lançar num projeto em nome próprio.
A Techlima abriu portas, em Ponte de Lima (junto ao Continente), no início deste ano, com o objetivo de “oferecer soluções que resolvam os problemas dos clientes”, não só no que diz respeito à informática e ao software de faturação, mas também nas áreas da automação, domótica, segurança e vigilância.
“A filosofia da Techlima passa por entender as necessidades dos clientes e procurar soluções à medida. Não queremos apenas pôr as pessoas a ligarem as luzes ou a abrirem o portão de casa a partir do telemóvel, queremos que isso faça sentido na forma como elas organizam a sua vida”, explica Américo Sousa.
“Se se trata de alguém que faz muitas compras online e já perdeu encomendas porque não estava em casa, se calhar faz sentido poder abrir a porta remotamente e dizer ao estafeta ‘a câmara está a filmar’. Assim, nunca mais perde uma entrega”, refere. Alguém que viva numa zona pouco iluminada e que chegue, frequentemente, a casa durante a noite, vai querer um automatismo no portão, “mas idealmente que esteja interligado com as luzes para que estas acendam quando o portão abre e para que se desliguem, algum tempo depois de fechar”.
Américo Sousa, de 39 anos, é licenciado em Gestão e Contabilidade, curso que foi tirar já depois de vários anos de experiência na área da informática.
“Fui aprofundar os meus estudos e fazer formação superior depois de começar a trabalhar com software de faturação, na altura, Eticadata e Primavera”, recorda.
“O objetivo era dar o melhor serviço possível aos clientes que acompanhava”, acrescenta.
“Queremos que os clientes nos falem das suas necessidades para imaginarmos as soluções. Esta é a forma como gostamos de trabalhar”, aponta.
O interesse de Américo Sousa pela automação residencial começou a surgir em 2018. A vontade de dominar esta área levou-o a procurar, novamente, formação para fazer a instalação (certificada pela PSP) dos equipamentos.
Ao nível dos sistemas de segurança e automação, a Techlima oferece:
- videovigilância e alarmes equipados com câmaras de alta definição e sensores inteligentes
- videoporteiros com reconhecimento facial e integração com o smartphone
- automação residencial com controlo remoto de luzes, estores e portões
- programação personalizada
Estas soluções proporcionam conforto,conveniência e redução do consumo energético.
Para o comércio, a Techlima comercializa sistemas de segurança que incluem alarmes específicos para peças de roupa e proteção de inventários.
Equipamento informáticos e software de faturação são para continuar
Tendo as suas raízes assentes na venda de equipamentos informáticos e software de faturação para cafés, restaurantes e outros negócios, Américo Sousa continua a desenvolver estas áreas de negócio ao mesmo tempo que cresce no setor da videovigilância e da automação.
“Numa altura em que a digitalização é fundamental para as empresas se manterem competitivas, oferecemos uma solução que alia tecnologia de ponta, experiência e competência para que os nossos clientes possam ter a máxima tranquilidade”, sublinha Américo Sousa.
GO!
Techlima
Endereço: R. da Baldrufa n.º 161
4990-035 Ponte de Lima
Horário: 2.ª a 6.ª feira 9:00-13:00 / 14:00 – 18:00
Tel.: +351 967 283 629
E-mail: [email protected]