Teatro Art’Imagem leva “Um punhado de terra” a Arcos de Valdevez

Teatro art'imagem leva "um punhado de terra" a arcos de valdevez
Foto: Divulgação

“Um punhado de terra” é a história de um negro trazido de África para Portugal, como escravo, uma peça criada e levada à cena pelo Teatro Art’Imagem, que a apresenta na sexta-feira, em Arcos de Valdevez e, no domingo, em Ourense, Espanha.

A obra descreve, na primeira pessoa, como os homens brancos chegaram à aldeia do homem negro, “destruíram os seus bens, mataram sua mulher e filhos e seus vizinhos, o trouxerem como gado em barco, o venderam e escravizaram, retirando-lhe todos os direitos de um ser humano”.

“Um punhado de terra” é também, segundo a companhia, “uma comédia negra sobre o medo, uma espécie de ‘Guantânamo teatral’, parábola sobre o discurso securitário e único que atravessa principalmente a sociedade ocidental, um tema global com aproximação aos últimos anos vividos em Portugal, ao desemprego e às dificuldades que a maioria do povo português padeceu à mercê de um governo sem sensibilidade social”.

“Cinco séculos passados, desde a nossa chegada a África, marcaram a nossa vida e a nossa história, e, sobre ela, nunca é demais falar, principalmente porque ainda hoje nos deslumbramos com os nossos gloriosos descobrimentos, branqueando factos e acontecimentos com a ideia peregrina de que o nosso colonialismo era melhor do que o dos outros. E continuam os mitos e os encobrimentos”, escreve o Teatro Art’Imagem.

“Um punhado de terra” tem texto de Pedro Eiras, encenação de José Leitão, interpretação de Flávio Hamilton, direção técnica de Pedro Carvalho.

A apresentação na Casa das Artes de Arcos de Valdevez realiza-se na sexta-feira, às 21:30, no âmbito da Mostra de Teatro Luso-Brasileiro. De seguida a peça será apresentada em Ourense, Espanha, no domingo. As entradas são gratuitas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dono de ourivesaria de felgueiras atingido com um tiro na perna em assalto que envolveu quatro encapuzados

Dono de ourivesaria de Felgueiras atingido com um tiro na perna em assalto que envolveu quatro encapuzados

Próximo Artigo
Pacheco pereira participa comemorações dos 100 anos do arquivo distrital de braga

Pacheco Pereira participa comemorações dos 100 anos do Arquivo Distrital de Braga

Artigos Relacionados