Seguir o O MINHO

Braga

Taxistas vão usar “roupa inteligente” made in Braga

Kit facultativo para taxistas faz parte do projeto Izzi Move, ‘app’ desenhada pela Antral para se modernizar e dar resposta a plataformas como a Uber

em

Foto: Facebook de Izzi Move

A Associação Nacional de Transporte Rodoviário em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) apresentou esta terça-feira, em Lisboa, uma aplicação (app) de mobilidade, em que os taxistas vão utilizar uma “roupa inteligente” produzida em Braga, pela empresa Latino, com sede no Parque Industrial de Adaúfe.

A app Izzi Move foi lançada para os taxistas concorrerem diretamente com plataformas como MyTaxi, Uber, Bolt ou Kapten, e vai ter âmbito nacional.

Além de utilidades como filtro de viaturas, locais de referência, diferentes meios de pagamento, estimativa de custo e tempo real, a aplicação sugere aos taxistas uma roupa facultativa, em que faz parte um fato, blusão, parka, camisa, colete, gravata e sapatos.

Foto: Divulgação

O kit, produzido pela Latino, de Braga, pode fornecer informações sobre a localização da pessoa e, por exemplo, o ritmo cardíaco, a temperatura exterior do corpo e até a transpiração.

Imagem: Google Maps

Fundada em 1986, a Latino Group é uma empresa têxtil portuguesa, originalmente especializada na produção de uniformes e equipamentos tácticos para as forças militarizadas, segundo se apresenta no seu site na Internet. Com a aquisição de conhecimentos técnicos avançados sobre a produção têxtil, a empresa, lê-se em latinogroup.net, depressa avançou para outras áreas como o vestuário técnico-profissional.

Anúncio

Braga

Covid-19: Mais dois bombeiros dos Sapadores de Braga testaram positivo

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Mais dois elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga acusaram positivo nas análises e contra-análises de despistagem ao novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

Um dos elementos pertence ao turno onde já foi confirmado um bombeiro infetado, enquanto o outro elemento pertence à secção técnica da companhia.

Covid-19: Bombeiro dos Sapadores de Braga com teste positivo

Recorde-se que na segunda-feira, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, visitou o quartel desta companhia para assegurar aos operacionais que está a ser feito de tudo para garantir a segurança destes profissionais.

“Tudo o que pudermos fazer para garantir a segurança dos nossos profissionais será feito e, já esta semana, voltarão a ser reforçados alguns destes meios materiais”, garantiu.

Ricardo Rio expressou a “sincera gratidão” de todo o executivo e dos bracarenses para com o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Sapadores.

Continuar a ler

Braga

Mulher cospe para clientes em padaria de Braga e diz que está infetada

Covid-19

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A PSP deteve hoje, em Braga, uma mulher de 43 anos por distúrbios no interior de uma padaria, dizendo que estava infetada com o vírus da covid-19 e cuspindo em objetos e em pessoas, chegando mesmo a agredi-las.

Em comunicado, a PSP acrescenta que o proprietário da padaria disse que a situação tem-se repetido há vários dias, condicionando o normal funcionamento do estabelecimento, bem como colocando em perigo a integridade física dos funcionários e clientes.

“Segundo ainda informações obtidas no local, a mesma era ainda acusada de dizer aos clientes que estava infetada com o vírus da covid-19 e cuspia em objetos e em pessoas, chegando mesmo a agredi-las”, refere ainda o comunicado.

A PSP diz que, com o objetivo de sensibilizar e alertar a mulher para as contingências de segurança atuais, a mesma foi aconselhada regressar à sua residência, mas recusou.

A mulher “continuou a negar dirigir-se a casa, mantendo sempre uma postura irredutível”.

Por isso, foi detida e notificada para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Continuar a ler

Braga

Cruz Vermelha de Braga está a recrutar auxiliares “com urgência”

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) está a realizar uma campanha, em conjunto com outras delegações do país, para recrutar auxiliares de ação médica, ação direta e serviços gerais com caráter “urgente” , foi hoje anunciado.

Através da página oficial da CVP de Braga, é referida a criação de uma bolsa de recrutamento para responder à crise de recursos humanos provocada pelo novo coronavírus.

“A Cruz Vermelha Portuguesa integra um grupo de trabalho do Ministério da Segurança Social que tem como objetivo desenvolver uma bolsa de profissionais com disponibilidade para integrar equipas de retaguarda para responder, a nível nacional, a carências nas estruturas residenciais de apoio a idosos”, pode ler-se na publicação oficial.

“A iniciativa é uma resposta à necessidade de reforçar ajuda profissional às comunidades mais vulneráveis aos efeitos da doença COVID-19, nomeadamente a população idosa em contexto residencial”, acrescenta.

As candidaturas, com Curriculum Vitae e Certificado de Habilitações, podem ser enviadas para [email protected]

Continuar a ler

Populares