Taxa de juro de novos créditos à habitação baixa em março para 3,11%

Dados do Banco de Portugal
Taxa de juro de novos créditos à habitação baixa em março para 3,11%
Foto: CM Famalicão

A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, que incluem renegociações, voltou a descer em março, para 3,11%, um mínimo desde novembro de 2022, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados do supervisor bancário, a taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação passou de 3,18% em fevereiro, para 3,11% em março, ficando

Esta taxa desceu 16 vezes nos últimos 17 meses – a exceção foi em janeiro deste ano, quando subiu 0,03 pontos percentuais.

A informação hoje divulgada pelo BdP regista que a taxa de juro para novas operações de crédito à habitação tem caído de forma repetida desde o terceiro trimestre de 2023.

Por tipo de negociação, a taxa de juro média dos novos contratos de crédito à habitação recuou 0,05 pontos percentuais, enquanto nos contratos renegociados a descida foi de 0,10 pontos percentuais, para 3,05% e 3,39%, respetivamente.

Já a prestação média mensal do ‘stock’ de empréstimos à habitação recuou um euro face a fevereiro, para 409 euros, e 14 euros face ao mesmo mês do ano passado, atingindo o valor mais baixo desde setembro de 2023.

Os dados divulgados pelo BdP acrescentam que a Euribor a 12 meses foi a mais utilizada nas novas operações de crédito à habitação em março, pelo 21.º mês consecutivo, representando 46,02% das operações, à frente da Euribor a seis meses (45,34%) e a três meses (5,99%).

Em termos do ‘stock’ total de empréstimos à habitação, a Euribor a seis meses representava 37,65%, a Euribor a 12 meses (32,39%) e a três meses (25,67%).

A taxa fixa foi a escolhida em 6,1% dos novos créditos para a habitação própria permanente, a variável em 22,7% e a mista continuou a ser a preferida, com 71,2%.

A taxa fixa apresentava a maior taxa de juro entre as novas operações (3,54%), seguindo-se a taxa variável (3,32%), enquanto a opção mista tinha uma taxa de juro de 2,93%.

Os dados de março colocam Portugal como o oitavo país da área do euro com a menor taxa de juro média de novas operações de crédito à habitação, ficando ainda abaixo da média deste conjunto (3,31%).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Pedro nuno até agradece que antigos líderes do psd participem na campanha

Pedro Nuno até agradece que antigos líderes do PSD participem na campanha

Próximo Artigo
Pan “nunca viabilizará uma solução governativa” que inclua o chega

PAN “nunca viabilizará uma solução governativa” que inclua o Chega

Artigos Relacionados