Uma espécie de tartaruga exótica, conhecida como corcunda do Mississipi (Graptemys pseudogeographica) está aos cuidados do Aquamuseu do Rio Minho, em Cerveira, depois de ter sido resgatada naquele curso de água.
De acordo com o Aquamuseu, em nota publicada no site da Câmara de Cerveira, este réptil foi resgatado há algumas semanas por uma família, que o entregou aos cuidados do museu.
“No entanto, a tartaruga que aparece na fotografia pertence à mesma espécie e foi apanhada no rio Minho, o que é preocupante pois não se conhecem registos da presença desta espécie neste troço de água”, refere a direção.
“Preocupante, pois é uma espécie exótica que pode criar alguns desequilíbrios no ecossistema porque compete diretamente com as espécies nativas. Certamente, que a presença deste animal no rio Minho resulta de uma libertação, dado que estes animais são nativos do continente americano”, é explicado.
O Aquamuseu do Rio Minho apela à população para que não liberte animais exóticos na natureza, procurando em alternativa entregar a uma instituição ou oferecer a alguém que tenha condições para cuidar convenientemente do animal.