Um tapete de sal de 1,5 metros foi construído esta quinta-feira, no centro da cidade de Barcelona, em Espanha.
Luís Nobre, presidente da Câmara, não escondeu o “orgulho” em ver a tradição de Viana no ‘coração’ de uma das principais cidades europeias.
“João e Eduardo Chavarria, pai e filho, representaram a nossa Romaria d’Agonia, os nossos bordados e a marca Viana no Congresso Internacional de Arte Efémera”, refere o autarca.
O tapete de sal está exposto junto à Praça de Espanha, na cidade de Barcelona, no âmbito do Congresso Internacional de Arte Efémera, que acontece até 31 de agosto.
“Nesta conferência percebemos como também lá fora valorizam a nossa arte popular da confeção dos Tapetes de Sal, integrada na Romaria d’ Agonia. Surpreendentemente, já muitos dos presentes conheciam os nossos tapetes de sal”, desvendou João Chavarria.
E concluiu: “Sentimos que Viana do Castelo e a ribeira estão no mapa da arte popular. Aqui defendem o que também nós sempre defendemos, que esta arte deve ser mantida pelas pessoas de forma voluntária e por amor à camisola, pois só assim fará sentido e só assim se poderá garantir a continuidade da tradição. Estamos orgulhosos em nome de Viana do Castelo por sermos reconhecidos num local onde estão representadas artes dos quatro cantos do mundo”.