Portugal venceu hoje a Finlândia por 3-1, no terceiro encontro da segunda ronda do grupo 2 da zona Europa/Africa da Taça Davis de ténis, na variante de pares.
- Anúncio -
João Sousa e Gastão Elias, considerados os dois melhores tenistas lusos da atualidade, defrontaram os finlandeses Jarkko Nieminen e Henri Kontinen, num embate que Portugal venceu com os parciais de 3-6, 7-6 (7-5), 6-3 e 6-4.
Com este resultado, a equipa lusa passa a estar na frente na eliminatória, com duas vitórias e uma derrota, quando faltam os dois últimos jogos de singulares, sendo que a Portugal basta vencer um.
Neste desafio, a dupla portuguesa até nem entrou bem, mostrando-se algo desconcentrada perante um forte jogo dos nórdicos, comprometendo ao perder os três primeiros jogos, tendo perdido o ‘set’ por 6-3.
Os jogadores lusos não acusaram a desvantagem e responderam no parcial seguinte, que, embora mais equilibrado, foi favorável a Portugal no ‘tie-break’ por 7-5.
No terceiro parcial, João Sosa e Gastão Elias surgiram bem mais soltos e, sobretudo, mais entrosados nas suas manobras ofensivas, vencendo o parcial com um claro 6-3.
Pela primeira vez na liderança da partida, os portugueses não baixaram o ritmo no quarto ‘set’, e, com um apoio extraordinário das bancadas, foram cavando uma vantagem segura, perante o quebrar físico do adversário, acabando por confirmar a vitória com um 6-4.
No domingo, decide-se a eliminatória com os dois últimos encontros de singulares, que começam a ser disputados às 12:00, no Clube de Ténis de Viana do Castelo.
Declarações da dupla portuguesa
João Sousa:
“Ganhámos um ponto muito importante para esta eliminatória, apesar de não termos entrado bem como desejávamos, mas o ténis tem destas coisas.
A parte positiva é que soubemos reagir a um primeiro ‘set’ que não correu tão bem e apresentámo-nos a um excelente nível ao longo de todo o encontro, foi uma vitória sofrida, mas estamos muito contentes, porque demos um excelente passo para a vitória final.
Amanhã [domingo] vai ser um encontro muito difícil, frente a um jogador muito experiente, e o importante é agora descansar.
É sempre especial vencer por Portugal, e estamos muito satisfeitos de termos batido uns adversários muito complicados. A eliminatória ainda não está decidida, pois temos de vencer pelo menos mais um jogo.”
Gastão Elias:
“Eu e o João jogámos juntos há muito tempo e sabemos que se estivermos em sincronia podemos jogar a um grande nível e foi isso que aconteceu, usámos bem o público e absorvemos esse entusiasmo.
Não começámos tão bem, mas depois entrámos no jogo e a partir daí tivemos a sensação de que estávamos sempre por cima e foi muito importante.
Estamos com um pé na frente, somos os favoritos na entrada para o último dia, apesar de sabermos que vão ser encontros difíceis, mas basta vencer um para tudo ficar decidido.”