SWR Barroselas Metal Fest: Foi para isto que se fez o 25 de Abril (e o 26, 27, e 28)


ARTIGO DE AMÍLCAR RODRIGUES

Arranca em Barroselas, já esta quinta-feira, aquela que é a vigésima segunda edição do festival dedicado às sonoridades mais agressivas do metal. Ao longo de três dias (+ um), vão passar pelos três palcos mais de cinquenta projectos de variados pontos do globo.

Se a 25 de Abril é celebrada a revolução dos cravos, e por conseguinte a liberdade, é também celebrado o dia de entrada livre, qual feliz coincidência, ainda na SWR Arena, uma tenda mais pequena onde são realizados os primeiros e os últimos concertos de cada dia.

O destaque neste warm-up vai para a competição WOA Battle Fest que premiará uma das bandas a concurso com a participação no WACKEN OPEN AIR 2019 que se realiza na Alemanha e é considerado o maior festival do mundo de metal.

No sexta-feira, dia 26, abrem-se então as portas da tenda gigante que alberga o palco principal, WARRIORS Abyss, e o secundário, LOUD! Dungeon. Nesta última espera-se que actuem os portugueses Morte Incandescente pelas 19h55. E “espera-se” porque não seria a primeira vez que Nocturnus Horrendus, líder da banda, cancelaria uma actuação por esta estar marcada para um horário onde ainda se faz sentir a presença da luz solar. Contudo, é pouco provável que venha a acontecer o cancelamento dado que a luz que penetra na masmorra às 20h é igual à das 4 da manhã: absolutamente nenhuma.

O destaque do dia, e provavelmente do festival, vai inteirinho para os Godflesh. Já o ponteiro terá passado a 1h30 da manhã quando Justin Broadrick e G. C. Green subirem ao palco para mostrar o poder da muralha sonora que começaram a edificar na sua Birmingham natal no final dos anos 80. Duas pessoas apenas no palco principal até poderá parecer pouco comparado com aquilo que é habitual nas outras formações presentes, mas canções como “Like Rats”, retirada do magistral “Streecleaner”, lançado em 1989, sentir-se-ão de tal forma que rapidamente dissiparão qualquer
dúvida que pudesse existir quanto à necessidade mais instrumentos em palco.

Barroselas Metalfest volta a reunir a “família do metal” em Viana

Como nem só de metal vive o certame, a Lovers & Lollypops, editora e promotora barcelense, fará a curadoria da SWR neste primeiro dia. Se os Acid Cannibals vêm do Reino Unido para mostrar o seu noisepunk, Marcus Veiga vem mesmo de Portugal, via Cabo Verde, para mostrar a sonoridade dos seus Scúru Fitchádu. Aliando a atitude punk à mistura electrónica do funaná das suas raízes, promete, como habitualmente, um espectáculo tão ou mais intenso que o mais negro estilo de metal.

Benedicition, às 22h10, e Saint Vitus, às 23h55, serão as grandes estrelas de sábado, dia 27 de Abril. Os primeiros, editados na obrigatória Nuclear Blast, tal como os Godflesh, são originários da cidade inglesa de Birmingham, mas praticam o death metal, um estilo mais rápido do que os seus vizinhos. Já os Saint Vitus são originários da Califórnia e estão entre os pais do doom metal, um estilo de camadas bem mais “arrastadas”, a proporcionar o head banging mais lento por parte da plateia. A noite termina em tons de festa com os Birdflesh, provenientes da Suécia, já que estes, por trás das suas máscaras, praticam um grindcore propício a um tipo de festa que leva à constante invasão de palco.

Não muito longe deste registo estarão no dia seguinte, domingo, 28 de Abril, os Serrabulho. A banda portuguesa chega finalmente ao palco principal depois de já ter passado por todos os outros com óbvio sucesso. A banda apresenta o chamado happy grindcore. Integrantes de muitos outros projectos portugueses ditos mais sérios, juntaram-se em Serrabulho para este registo mais divertido que leva a legião de fãs a mascarar-se das mais variadas formas, desde Batman a Pikachu, e a estar em moche permanente. Será certamente a melhor celebração de final de festa.
Antes, pela meia-noite, haverá lugar ao black metal dos suecos Craft, a banda mais esperada do último dia.

Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais, sendo que o diário custa 38 euros e o geral vale 78. Podem consultar esta e outras informações, como alinhamento completo, no site oficial do festival: https://www.swr-fest.com/ Encontramo-nos lá? Tragam a vossa melhor roupa negra e paguem steels!

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados