Suspensas buscas em Caminha por pescador e cão. Foram encontrados “vestígios” do barco

Retomam às 07:00
Suspensas buscas em caminha por pescador e cão. Foram encontrados "vestígios" do barco
Foto: Lusa / Arquivo

As buscas por um homem de 62 anos e pelo seu cão que circulavam numa embarcação de pesca lúdica que naufragou hoje junto à ilha da Ínsua, em Caminha, prosseguem no sábado a partir das 07:00.

Em declarações à Lusa, o capitão do Porto de Caminha, Fernando Pereira, disse que as operações de busca hoje realizadas por mar, terra e ar não tiveram sucesso e foram suspensas cerca das 21:00.

“Apareceram apenas alguns vestígios pertencentes à embarcação, mas nada do náufrago, nem do cão”, realçou.

O alerta do desaparecimento do sexagenário, residente no concelho de Caminha, e do seu cão foi dado hoje às 09:20.

Segundo o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) do porto de Caminha a “intenção é retomar as buscas, no sábado, com apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e Caminha”.

As buscas “por superfície” serão asseguradas pelo Navio da República Portuguesa (NRP) Figueira da Foz, estando prevista “uma inspeção subaquática com recurso a uma equipa do Instituto Hidrográfico, com equipamento específico, no local do naufrágio para tentar detetar a embarcação”.

Posteriormente, será realizado “um mergulho com elementos da PM para ver se o náufrago está no interior da embarcação que afundou, em local ainda não determinado”, explicou Fernando Pereira.

Durante o dia de hoje, as operações de busca centraram-se “em todo o perímetro da Ínsua, uma ilha portuguesa que se situa na foz no Rio Minho, na fronteira norte entre Portugal e Espanha, na margem espanhola da La Guardia e na zona costeira, entre a fronteira [com Espanha] até Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha”.

“Foram empenhados três helicópteros, dois espanhóis e um português, que se foram alternando entre si até às 18:00, altura em que foi terminada a busca aérea”, destacou.

O capitão Fernando adiantou que no sábado “a intenção é alargar as buscas por superfície, nomeadamente através do NRP Viana do Castelo e, o salva-vidas Atento e a embarcação da PM de Caminha até à Gelfa, na freguesia de Âncora”.

“Vai depender muito do que detetarmos no mergulho que vai ser feito no período da manhã”, realçou.

O desaparecimento do homem de 62 anos e do seu cão foi na Barra Norte do Porto de Caminha, a noroeste da ilha da Ínsua, entre as margens portuguesa e espanhola.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Vai sair de barcelos para percorrer os 777 km da rota norte de bicicleta elétrica

Vai sair de Barcelos para percorrer os 777 km da Rota Norte de bicicleta elétrica

Próximo Artigo
Portugal faz história e apura-se para a final do mundial sub-21 de andebol

Portugal faz história e apura-se para a final do Mundial sub-21 de andebol

Artigos Relacionados