Alto Minho
Surto infeta 37 utentes e nove funcionários em lar de Caminha
Covid-19
em

Trinta e sete utentes e nove funcionários do lar do Bom Jesus dos Mareantes, em Caminha, estão infetados com o novo coronavírus, revelou hoje à Lusa o presidente da Câmara.
Em declarações à agência Lusa, Miguel Alves explicou que os casos positivos foram hoje conhecidos, após terem sido testados, na sexta-feira, os 63 utentes e 36 funcionários da instituição.
“A instituição tem 37 utentes positivos e 26 negativos. Nove funcionárias testaram positivo e 27 negativo. De todas estas pessoas, apenas uma utente está hospitalizada desde quinta-feira”, especificou o autarca socialista.
Miguel Alves adiantou que “as famílias dos utentes positivos já foram todas informadas”, estando em curso “medidas de reforço das condições de segurança e isolamento entre utentes”.
“Os utentes positivos já estão separados dos restantes. A direção e funcionários da instituição estão a fazer um bom trabalho, mas nunca se sabe como é que a situação pode evoluir”, sublinhou.
Miguel Alves garantiu que “a direção do lar, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Caminha estão em permanente contacto e colaboração para tentar travar a evolução do surto”.
O autarca alertou que “se o mês de outubro foi mau para Caminha, com o número de casos a triplicar, relativamente ao acumulado dos meses anteriores, em que a média foi de cinco casos por dia, novembro pode ser pior”.
“Estamos com 10 novos casos por dia, sem contabilizar com os casos do lar”, reforçou.
Miguel Alves apelou “ao cumprimento das medidas decretadas, mas também à responsabilidade individual”.
“Sabemos que 70% dos casos no concelho de Caminha têm origem em festas, almoços de família ou convívios pós-laborais. Está na hora de todos percebermos que a nossa atitude conta. Para bem, mas, também, infelizmente, para o mal”, frisou.
Seis dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo integram a lista de 121 concelhos que apresentam risco elevado de transmissão da covid-19. Além de Caminha, foram considerados concelhos de elevado risco Viana do Castelo, Valença, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 49,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.848 pessoas dos 173.540 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também
Espanha e Alemanha oferecem ajuda a Portugal no combate à pandemia
Mecanismo de apoio europeu está a ser equacionado mas ainda não foi formalizado
Covid-19: Alto Minho ultrapassa os 4.000 casos ativos (só Viana tem mais de mil)
Presidente termina ronda com os partidos sobre renovação do estado de emergência
1/3 dos inquiridos em estudo sobre violência doméstica foi vítima pela primeira vez na pandemia
Mais tempo frente aos ecrãs no teletrabalho causa queixas oculares e dor de cabeça
Reportagens da Semana


Covid-19 e emigração fazem de Melgaço o concelho com maior abstenção no país
Eleições presidenciais


Miguel Silva imortalizou a avó com pintura gigante em Barcelos
Pandemia afastou graffiter da avó nos seus últimos meses de vida


Já são conhecidos os temas do Festival da Canção (e há duas vozes de Barcelos)
Fábia Maia e Graciela
Populares
- BragaHá 17 horas
Apanhados a beber dentro de café em Braga foram esconder-se na casa de banho
- BragaHá 1 dia
Passageiro infetado com covid-19 obriga a parar autocarro em Braga
- FutebolHá 2 dias
Rúben Amorim chamou “papagaio” a Carlos Carvalhal. “Andas aqui há 30 anos a falar”
- GuimarãesHá 20 horas
Multados em Guimarães por não usarem máscara. 200 euros de coima para cada um