Seguir o O MINHO

Barcelos

Surto em lar de Barcelos com nove utentes e quatro funcionários infetados

Covid-19

em

Foto: DR

Há um surto no lar da Casa do Povo de Alvito, em Barcelos, com nove utentes e quatro colaboradores infetados. Não há nenhum hospitalizado. “A situação está controlada”, refere a O MINHO o presidente da instituição, José Silva.

O surto no lar, que tem 29 utentes, teve origem num colaborador externo. Logo que foi detetado o caso a Casa do Povo de Alvito realizou testes rápidos a todos os colaboradores e utentes, que revelaram três positivos.

Depois, foram realizados novos testes, cujos resultados foram conhecidos na quarta-feira: nove utentes testaram positivo, bem como dois colaboradores internos e dois externos.

Os doentes covid estão separados dos restantes e a ser “avaliados diariamente”, sendo que apenas quatro apresentam sintomas de grau ligeiro e os restantes encontram-se assintomáticos.

“Está tudo isolado. Estamos a cumprir todas as regras”, refere José Silva, realçando que a instituição está em contacto permanente com a autoridade de saúde pública, que “tem sindo incansável”.

Entretanto, o Centro de Dia da instituição foi encerrado, “embora estivesse à parte”, não tendo contacto com o lar.

As restantes respostas sociais – Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Pré-Escolar e C.A.T.L. – mantêm o seu normal funcionamento.

A instituição salienta que não existe qualquer tipo de contacto entre as equipas de trabalho destas respostas e os colaboradores do lar.

Notícia atualizada às 18h21 com mais informação.

Populares