Seguir o O MINHO

Alto Minho

Surto em lar da Cruz Vermelha de Valença com 15 infetados

Nenhum está hospitalizado

em

Foto: DR

Há um surto no lar da Cruz Vermelha com 15 infetados, confirmou hoje à Lusa fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) – 13 utentes e dois funcionários.


ATUALIZAÇÃO:

Sobe para 21 número de infetados no Lar da Cruz Vermelha em Valença

Segundo a RTP, que avança a notícia, trata-se de 13 utentes e 2 funcionários, sendo que nenhum está hospitalizado.

A Lusa contactou a instituição e a Câmara de Valença, no distrito de Viana do Castelo para obter mais pormenores sobre aquele surto de covid-19, mas até ao momento sem sucesso.

Segundo os dados que constam da Carta Social, disponível na página oficial do Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) na Internet, o Lar da Cruz Vermelha de Valença tem capacidade para acolher 75 idosos.

De acordo com o aviso publicado na página oficial da instituição no Facebook, hoje consultada pela Lusa, as visitas ao lar foram suspensas no passado dia 07.

“Devido à pandemia COVID-19, como medida de prevenção, as visitas estão canceladas a partir de segunda-feira (07/09/2020) até nova decisão”, lê-se na publicação.

Segundo dados divulgados sexta-feira pela ULSAM, o concelho de Valença tinha, àquela data, 41 casos ativos.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas, contando com 2.500 profissionais, entre os quais 501 médicos e 892 enfermeiros.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortos e mais de 31,1 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

De acordo com o boletim desta segunda-feira da DGS, Valença registou na última semana 14 novos casos de covid-19, totalizando 47 desde o início da pandemia.

Notícia atualizada às 20h00 com mais informação.

Anúncio

Viana do Castelo

Viana assinala centenário de Amadeu Costa com exposição e sessão solene

Etnógrafo

em

Foto: CM Viana do Castelo

A Câmara de Viana do Castelo vai assinalar, na sexta-feira, o centenário do nascimento do etnógrafo Amadeu Costa com a inauguração de uma exposição e uma sessão solene, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, a autarquia explicou que “as comemorações incluem a inauguração da exposição “Amadeu Costa – Homenagem pelo centenário de nascimento”, no Museu do Traje, e uma sessão solene no teatro municipal Sá de Miranda.

Amadeu Alberto Lima da Costa nasceu a 23 de outubro de 1920 e faleceu em 30 de março de 1999, em Viana do Castelo, aos 78 anos.

Etnógrafo, investigador e dinamizador cultural, foi uma “figura incontornável da cultura tradicional de Viana do Castelo pelo estudo e divulgação que dela realizou ao longo de toda a sua vida”.

Continuar a ler

Alto Minho

Arcos de Valdevez cria centro de BTT e caminhadas em Soajo

Investimento de 45 mil euros

em

Foto: Ilustrativa / DR

A Câmara de Arcos de Valdevez vai criar um Centro de BTT & Caminhadas, em Soajo, num investimento de mais de 45 mil euros, “para melhorar a experiência turística e promover o espaço rural”, foi hoje divulgado.

Em comunicado enviado às redações, a autarquia acrescentou que a empreitada “Centro de BTT em Soajo – Alteração e Ampliação de Edifício”, inserida no projeto “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, da CIM Alto Minho, foi consignada na última semana.

O novo centro, orçado em 45.420,10 euros, inserido no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG), “terá uma instalação de apoio, para que os praticantes da modalidade possam usufruir de alguns equipamentos, como instalações sanitárias e balneários, equipamentos de lavagem de bicicletas, estação de reparação de bicicletas e zona de estacionamento”.

A operação “Aldeias do Alto Minho – Walking & Cycling”, é cofinanciada pelo Turismo de Portugal, com um investimento elegível de 80.000,00 euros e comparticipação de 72.000,00 euros.

Continuar a ler

Alto Minho

Arcos de Valdevez retoma plano municipal sénior de atividade física

Covid-19

em

Foto: DR / Arquivo

A Câmara de Arcos de Valdevez informou hoje estar a relançar o Plano Municipal Sénior, com a promoção de sessões de ginástica geriátrica dirigida a grupos organizados em diversos locais do concelho.

Em comunicado, aquela autarquia explicou que a atividade, “que se realiza semanalmente com o apoio de um professor de educação física, foi interrompida”, devido à pandemia de covid-19.

“Neste momento, depois de reunidas todas as condições de segurança, de acordo com as orientações de Direção Geral de Saúde, o município está em condições de reiniciar esta atividade, abrangendo um total de cerca de 100 idosos, distribuídos por 10 grupos”, especifica a nota.

Continuar a ler

Populares