O surto de covid-19 no lar do Centro Social de S. Torcato, em Guimarães, fez mais uma vítima mortal, avança o Jornal de Notícias (JN). É o segundo óbito desde o início do contágio conhecido no passado dia 11.
A primeira vítima foi uma mulher de 83 anos, que sofria de outras patologias, e morreu no hospital de Guimarães, onde estava internada, na segunda-feira.
De acordo com o JN, no dia seguinte morreu outro utente, um homem de 87 anos, natural de S. Torcato.
Sete idosos permanecem no Hospital de Guimarães.
Recorde-se que, na semana passada, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) confirmou um surto com 43 infetados no Centro Social Irmandade de São Torcato: 33 utentes e 10 funcionários.
Segundo a ARSN, a Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Alto Ave teve conhecimento, no dia 11, de um caso confirmado de covid-19 num utente do lar daquele Centro Social.
Os funcionários que testaram negativo permanecem em isolamento profilático e, como o lar ficou sem funcionários, a Irmandade de S. Torcato e a Segurança Social contrataram substitutos que têm assegurado os cuidados médicos e de assistência social aos idosos.