Surf Clube de Viana dá formação pioneira em sustentabilidade aos futuros treinadores

Foco em quem “trabalha diretamente com jovens e com turistas”

O Surf Club de Viana (SCV) é a primeira escola de surf do país a lecionar um módulo de sustentabilidade aos formandos no curso de treinador, foi hoje divulgado.

A iniciativa foi implementada no curso de Treinadores de Grau 1, que o SCV levou a cabo durante o mês de março, no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf de Viana do Castelo.

Esta foi a segunda iniciativa de sustentabilidade em março integrada na testagem e avaliação do toolkit e dos métodos para educação ambiental desenvolvidos no âmbito do projeto europeu SEE – Sustainability and Environmental Education in Outdoor Sports, do qual o SCV é parceiro.

No 6.º curso de Treinadores de Grau 1, promovido pelo SCV em parceria com a Forward no âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT), para além das 72 horas habituais, foi integrado um módulo experimental de sustentabilidade.

Para Manuel Rui Silva, coordenador científico-pedagógico deste curso, “foi uma experiência excelente”.

“É urgente termos consciência da importância de mudarmos as nossas práticas diárias relativamente ao treino de surf, à maneira como estamos na praia e no nosso planeta. Daí focarmo-nos em quem trabalha diretamente com jovens e com turistas”, referiu o responsável, citado em comunicado.

A outra ação de testagem e avaliação do toolkit, que se realizou no CAR Surf de Viana em março, foi o INEFC Camp.

Foto: SCV
Foto: SCV
Foto: SCV
Foto: SCV
Foto: SCV

Graças ao acordo de colaboração existente entre o Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha – INEFC, em Espanha, e o SCV e ao facto de serem também parceiros no projeto SEE, três grupos de 30 estudantes da Licenciatura em Atividade Física e Ciências do Desporto dos centros de Lérida e Barcelona do INEFC puderam iniciar-se no surf, em termos práticos e teóricos, e experienciar algumas das atividades propostas no toolkit.

“Os estudantes são considerados multiplicadores, uma vez que serão futuros profissionais na área da atividade física e desportiva, e terão a possibilidade de continuar a contribuir para os objetivos deste projeto a partir de diferentes disciplinas desportivas”, explica Victor Labrador, professor no INEFC.

“Testar a eficácia destas atividades e receber feedback dos estudantes era o objetivo”, refere o comunicado.

O SEE, aprovado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Erasmus+ Sport, tem por objetivo “melhorar a proteção das paisagens naturais através da educação sobre o comportamento responsável em atividades outdoor em toda a Europa”. Atualmente está na terceira fase, na qual é necessário testar e avaliar o toolkit e os métodos para educação ambiental desenvolvidos.

A versão final do toolkit será realizada com base nesta fase de testes e avaliação. Posteriormente o toolkit será divulgado como um recurso público gratuito.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x