Seguir o O MINHO

Desporto

Surf Clube de Viana apresenta estudo sobre felicidade e liberdade nos desportos náuticos

Melhoria da autoestima, a aquisição de hábitos saudáveis e as relações sociais serão o alvo deste estudo

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo (Arquivo)

O Surf Clube de Viana (SCV) vai apresentar os resultados do estudo do impacto social da “Náutica nas Escolas” no próximo sábado 21 de dezembro, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.


Este trabalho, efetuado no âmbito do projeto “Benefits of Outdoor Sports for Societies” (BOSS), do qual o SCV é parceiro, envolveu técnicos superiores de desporto da Câmara de Viana do Castelo, 800 alunos beneficiários do programa “Náutica nas Escolas”, especialistas, professores de educação física e ainda pais dos alunos participantes.

Com este estudo de caso pretendia-se analisar o sentimento de felicidade e de liberdade vivenciados ao praticar atividades náuticas, a melhoria da autoestima, a aquisição de hábitos saudáveis, as relações sociais e de amizade e o aumento da consciencialização ambiental.

O seu objetivo geral focou-se em criar uma metodologia que permitisse medir o valor social dos desportos outdoor com vista a incrementar a sua participação.

O workshop público sobre o toolkit (conjunto de ferramentas) criado no âmbito do BOSS, teve lugar em Bruxelas, nos dias 28 e 29 de novembro. Neste evento, foi realizado um resumo do trabalho levado a cabo ao longo do projeto e também foram também apresentados os instrumentos, que serão disponibilizados, às organizações para que a possam adaptar e com ela quantificar o impacto social das modalidades outdoor que desenvolvem.

O evento contou com a participação de Yves Le Lostecque, Chefe da Unidade de Desporto da Comissão Europeia, de um conjunto de representantes provenientes de 13 países da União Europeia, entre os quais o SCV, e de responsáveis dos ministérios do Desporto e federações desportivas de vários estados-membros.

O SCV também participou na reunião final do projeto BOSS, que se realizou em Tollymore National Outdoor Centre, Newcastle, Irlanda do Norte, entre 04 e 06 de dezembro.

O projeto BOSS, que teve uma duração de três anos e que está em fase de encerramento, foi cofinanciado pelo programa Erasmus+ Sport e desenvolvido pelos seguintes parceiros: CREPS ─ Auvergne-Rhône-Alpes Vallon-Pont-d’Arc, Universidade de Sheffield Hallam, Universidade Técnica de Munique, UCPA, European Outdoor Group, FITE ─ Fédération Internationale de Tourisme Equestre, Sport Northern Ireland, SCV, HCA ─ National Sports Academy (Sófia), INEFC ─ Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha, Governo da Catalunha e Região da Lombardia.

Anúncio

Futebol

Vitória contrata avançado norueguês de 19 anos

Noah Jean Holm

em

Foto: DR

O Vitória SC, da I Liga portuguesa de futebol, contratou o avançado norueguês Noah Jean Holm, de 19 anos, até ao final da temporada 2023/24, informou hoje o clube minhoto, num comunicado no sítio oficial.

O vínculo do jogador, que alinhava na equipa sub-19 do RB Leipzig (Alemanha) e se transferiu para a formação de Guimarães a “custo zero”, inclui ainda uma cláusula de rescisão no valor de 50 milhões de euros, confirmou a mesma nota.

Noah Jean Holm representou a Noruega no campeonato da Europa sub-17 de 2018, em Inglaterra, tendo participado em três jogos, um deles frente a Portugal (0-0), e no europeu sub-19 do ano passado, na Arménia, no qual cumpriu outras três partidas.

O Vitória não esclareceu se o futebolista vai ser integrado na equipa principal, atual sétima classificada da I Liga portuguesa, com 46 pontos, a quatro jornadas do fim da prova, na equipa B, do Campeonato de Portugal, ou na equipa sub-23.

Continuar a ler

Futebol

João Pedro Sousa admite Famalicão “com a ambição no máximo” para jogo com Benfica

I Liga

em

Foto: DR / Arquivo

O treinador do Famalicão assumiu hoje que a equipa está a olhar para o jogo com o Benfica, na quinta-feira, a contar para a 31.ª jornada da I Liga de futebol, “com a ambição no máximo”.

João Pedro Sousa não pensa noutro cenário que não seja dar tudo pela vitória, apesar de reconhecer que do outro lado vai encontrar “uma equipa forte”, que também vai fazer de tudo para levar os três pontos.

“Contamos com um Benfica forte. Estamos a falar de um clube que recusa qualquer resultado que não seja a vitória, seja em que campo for e em que competição for. Agora, o Famalicão também recusa qualquer coisa que não seja lutar pela vitória. Sabemos que vamos encontrar uma equipa forte, independentemente do que se passou no passado recente. Estamos preparados para uma equipa que vai tentar a vitória, mas nós com o nosso jogo estamos preparados para lutar pela vitória e conquistar os três pontos”, referiu.

O técnico disse ainda que o Famalicão vai manter-se igual a si mesmo independentemente do adversário que encontrar pela frente: “Não vamos encontrar um Famalicão diferente do que tem sido. A forma de jogar vai ser a mesma. Sabemos que temos um adversário que vai tentar anular o que tentamos fazer em todos os jogos. É uma equipa que sabemos que nos conhece bem, e o Famalicão conhece perfeitamente o Benfica. Será competitivo, aberto, duas equipas que querem ganhar, mas o Famalicão será igual a si próprio.”

O Famalicão, quinto classificado, com 48 pontos, recebe, às 21:30 de quinta-feira, o Benfica, segundo, com 67, numa partida da 31.ª jornada da I Liga de futebol.

Continuar a ler

Futebol

Guardiola quer jogar com Real Madrid em Manchester

Liga dos Campeões

em

Pep Guardiola. Foto: Divulgação / Manchester City

O treinador do Manchester City, Pep Guardiola, afirmou hoje que pretende jogar a partida da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol com o Real Madrid no seu estádio, em Inglaterra.

“Queremos jogar em Manchester”, disse o treinador espanhol, que deixou claro que vai aceitar qualquer que seja a decisão da UEFA sobre a competição.

Com a paragem da competição, ficaram por decidir quatro embates da segunda mão dos oitavos de final da ‘Champions’: Manchester City-Real Madrid (2-1, na primeira mão), Juventus-Lyon (0-1), Bayern de Munique-Chelsea (3-0) e FC Barcelona-Nápoles (1-1).

Caso estas quatro partidas, agendadas para 07 e 08 de agosto, não se possam realizar nos países para os quais estavam inicialmente marcadas, devido à pandemia de covid-19, serão disputadas em Portugal.

Afinal, Guimarães não deverá receber ‘oitavos’ da ‘Champions’

Em 17 de junho, a UEFA anunciou que a Liga dos Campeões, suspensa em março devido à pandemia de covid-19, seria definida através de uma inédita ‘final a oito’ a realizar em campos neutros, em Lisboa, nos estádios da Luz (Benfica) e José Alvalade (Sporting), entre 12 e 23 de agosto.

Os jogos dos quartos de final terão lugar entre 12 e 15 de agosto, enquanto as meias-finais realizar-se-ão em 18 e 19, e a final em 23.

As eliminatórias da ‘final a oito’ serão decididas em apenas uma partida, ao contrário das habituais duas mãos, sendo que, até ao momento, já se apuraram para os ‘quartos’ Atalanta, Leipzig, Atlético de Madrid – que eliminou o campeão europeu em título, Liverpool – e Paris Saint-Germain.

Continuar a ler

Populares