Seguir o O MINHO

Desporto

Surf Clube de Viana apresenta estudo sobre felicidade e liberdade nos desportos náuticos

Melhoria da autoestima, a aquisição de hábitos saudáveis e as relações sociais serão o alvo deste estudo

em

Foto: Divulgação / CM Viana do Castelo (Arquivo)

O Surf Clube de Viana (SCV) vai apresentar os resultados do estudo do impacto social da “Náutica nas Escolas” no próximo sábado 21 de dezembro, no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.


Este trabalho, efetuado no âmbito do projeto “Benefits of Outdoor Sports for Societies” (BOSS), do qual o SCV é parceiro, envolveu técnicos superiores de desporto da Câmara de Viana do Castelo, 800 alunos beneficiários do programa “Náutica nas Escolas”, especialistas, professores de educação física e ainda pais dos alunos participantes.

Com este estudo de caso pretendia-se analisar o sentimento de felicidade e de liberdade vivenciados ao praticar atividades náuticas, a melhoria da autoestima, a aquisição de hábitos saudáveis, as relações sociais e de amizade e o aumento da consciencialização ambiental.

O seu objetivo geral focou-se em criar uma metodologia que permitisse medir o valor social dos desportos outdoor com vista a incrementar a sua participação.

O workshop público sobre o toolkit (conjunto de ferramentas) criado no âmbito do BOSS, teve lugar em Bruxelas, nos dias 28 e 29 de novembro. Neste evento, foi realizado um resumo do trabalho levado a cabo ao longo do projeto e também foram também apresentados os instrumentos, que serão disponibilizados, às organizações para que a possam adaptar e com ela quantificar o impacto social das modalidades outdoor que desenvolvem.

O evento contou com a participação de Yves Le Lostecque, Chefe da Unidade de Desporto da Comissão Europeia, de um conjunto de representantes provenientes de 13 países da União Europeia, entre os quais o SCV, e de responsáveis dos ministérios do Desporto e federações desportivas de vários estados-membros.

O SCV também participou na reunião final do projeto BOSS, que se realizou em Tollymore National Outdoor Centre, Newcastle, Irlanda do Norte, entre 04 e 06 de dezembro.

O projeto BOSS, que teve uma duração de três anos e que está em fase de encerramento, foi cofinanciado pelo programa Erasmus+ Sport e desenvolvido pelos seguintes parceiros: CREPS ─ Auvergne-Rhône-Alpes Vallon-Pont-d’Arc, Universidade de Sheffield Hallam, Universidade Técnica de Munique, UCPA, European Outdoor Group, FITE ─ Fédération Internationale de Tourisme Equestre, Sport Northern Ireland, SCV, HCA ─ National Sports Academy (Sófia), INEFC ─ Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha, Governo da Catalunha e Região da Lombardia.

Anúncio

Futebol

Famalicão entra a vencer mas acaba ‘empatado’ pelo Rio Ave

I Liga

em

Foto: Twitter

Famalicão e Rio Ave empataram hoje 1-1, em jogo da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Vila Nova de Famalicão.

Ruben Lameiras, aos 21 minutos, deu vantagem à formação minhota, mas o brasileiro Aderlan Santos empatou o encontro, aos 78.

O Famalicão ocupa provisoriamente o nono lugar, com os mesmos quatro pontos de Moreirense, Vitória, Belenenses e Gil Vicente, que tem menos um jogo, enquanto o Rio Ave, que somou o terceiro empate noutros tantos encontros, segue no 13.º posto, em igualdade com Braga e Sporting, que tem apenas uma partida disputada.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Famalicão, em Vila Nova de Famalicão.

Famalicão – Rio Ave, 1-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Rúben Lameiras, 21 minutos.

1-1, Aderllan, 78.

Equipas:

– Famalicão: Zlobin, Edwin Herrera, Babic, Riccieli, Calvin Verdonk (Patrick William, 75), Gustavo Assunção, Jordão, Joaquín Pereyra, Rúben Lameiras (Gil Dias, 83), Campana (Del Campo, 57) e Valenzuela (Jhonata Robert, 83).

(Suplentes: Luiz Júnior, Trevisan, Guga, Del Campo, Jhonata Robert, Iván Jaime, Lukovic, Gil Dias e Patrick William).

Treinador: João Pedro Sousa.

– Rio Ave: Kieszek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan, Nélson Monte (Pedro Amaral, 46), Jambor (Ronan, 72), Tarantini (Pelé, 46), Francisco Geraldes, Gelson Dala, André Pereira (Carlos Mané, 46) e Gabrielzinho (Diego Lopes, 72).

(Suplentes: Léo, Filipe Augusto, Diego Lopes, Piazón, Pelé, Ronan, Carlos Mané, Pedro Amaral e Meshino).

Treinador: Mário Silva.

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bruno Jordão (47) e Campana (56).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

Continuar a ler

Futebol

Benfica bate Farense e segue líder invicto na Liga

I Liga

em

Foto: Twitter

O Benfica isolou-se hoje na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer na receção ao Farense, por 3-1, em jogo da terceira jornada, com dois golos do suplente Seferovic.

O avançado suíço, que substituiu o alemão Waldschmidt, aos 55 minutos, assegurou o triunfo dos ‘encarnados’, ao marcar aos 79 e 87 minutos, desfazendo a igualdade provocada pelo tento do brasileiro Jonatan Lucca, aos 54, dois minutos depois de Vlachodimos ter defendido uma grande penalidade ao escocês Ryan Gauld, e do golo de Pizzi, aos 15.

O Benfica isolou-se na liderança da I Liga, com nove pontos, mais dois do que o Santa Clara, e mais três do que o campeão FC Porto e do que o Marítimo, enquanto o Farense, que ainda reduziu por intermédio do cabo-verdiano Patrick Fernandes, aos 90+5, somou o terceiro desaire seguido, permanecendo no 18.º e último lugar.

Continuar a ler

Futebol

Ex-Famalicão Toni Martinez assina pelo FC Porto até 2025

Mercado de transferências

em

Foto: DR

O avançado espanhol Toni Martínez, que alinhava no Famalicão, vai reforçar o FC Porto, assinando um contrato de cinco temporada, anunciou hoje o campeão nacional de futebol.

O jogador, de 23 anos, assinou um contrato válido até 30 de junho de 2025 com os ‘dragões’, depois de se ter destacado ao serviço do Famalicão, do qual foi o segundo melhor marcador na temporada 2019/20, com 10 golos.

Formado no Valência, Toni Martinez passou pelos ingleses do West Ham e pelos espanhóis do Valladolid, do Rayo Majahonda e do Lugo antes de chegar ao Famalicão, no início da época passada.

Nas primeiras declarações como jogador dos ‘dragões’, Toni Martínez revelou-se muito satisfeito com a transferência.

“Esta é uma sensação única e um objetivo cumprido na minha carreira: unir-me ao maior de Portugal, e espero devolver a confiança depositada em mim em campo”, afirmou o avançado, em declarações à FC PortoTV.

Martínez definiu-se com um jogador que se adapta a qualquer cenário, sem esconder a vontade de marcar golos.

“Sou um jogador que gosta de qualquer tipo de futebol. Sou um jogador que se adapta sempre a tudo. Mas principalmente sou um jogador que pensa sempre na baliza, em fazer golos e em tentar ajudar a equipa o máximo possível. Sou um jogador muito comprometido com a equipa e estou muito feliz”, disse ainda.

O avançado acredita que ainda vai “crescer e aprender” muito no FC Porto, um clube que, segundo o jogador, tem “uma das melhores equipas do mundo e que tem dos melhores jogadores do mundo”.

Continuar a ler

Populares