Supremo recusa ação de Ventura para obrigar Ferro a decidir sobre suspensão de mandato

Eleições presidenciais
Supremo recusa ação de ventura para obrigar ferro a decidir sobre suspensão de mandato
Foto: Facebook / DR

O Supremo Tribunal Administrativo (STA) recusou a ação interposta pelo líder do Chega, André Ventura, para obrigar o presidente da Assembleia da República a decidir sobre a suspensão do seu mandato de deputado.

Ventura pretende suspender o mandato de deputado para se dedicar à campanha eleitoral para Presidente da República, o que a comissão parlamentar da transparência recusou numa primeira apreciação.

“Em face do exposto, nos termos do número 1 do artigo 110.º do CPTA, e ao abrigo dos poderes conferidos pelas alíneas f) e i) do número 1 do artigo 27.º do mesmo código, decide-se não admitir os pedidos formulados no requerimento inicial e rejeitar liminarmente a presente ação, com as consequências legais”, lê-se no despacho a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o documento, “mesmo admitindo que os direitos, liberdades e garantias de participação política do requerente possam estar em perigo – e a questão suscitada não é, em si mesma, impertinente – o STA não é uma instância de controlo jurídico-político dos atos do Governo ou do Parlamento”.

“Assim, e sem necessidade de mais considerações, considera-se que este STA é absolutamente incompetente para conhecer dos pedidos que o requerente formula na presente ação de intimação”, sentenciou o juiz Cláudio Monteiro.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Covid-19: mais 90 mortos, 4. 956 infetados e 4. 691 recuperados no país

Covid-19: Mais 90 mortos, 4.956 infetados e 4.691 recuperados no país

Próximo Artigo
Rio afirma que se fosse num governo seu, ministra da justiça já teria saído

Rio afirma que se fosse num governo seu, ministra da Justiça já teria saído

Artigos Relacionados