Seguir o O MINHO

Braga

Supremo mantém penas máximas para cinco arguidos do processo Máfia de Braga

25 anos

em

Foto: O MINHO / Arquivo

O Supremo Tribunal de Justiça manteve hoje as penas de 25 anos de prisão a cinco dos arguidos do processo ‘Máfia de Braga’ e reduziu de 23 para 19 anos de cadeia a pena de um sexto arguido.

Em 20 de dezembro de 2017, o Tribunal de São João Novo, no Porto, condenou os irmãos Pedro, Adolfo e Manuel Bourbon, Rafael Silva, Hélder Moreira e Emanuel Paulino (conhecido como o Bruxo da Areosa) à pena máxima, por sequestro, homicídio e profanação de cadáver de João Paulo Fernandes, um empresário de Braga, cujo corpo foi dissolvido em ácido sulfúrico.

Após recurso dos arguidos, em 17 de outubro de 2018, o Tribunal da Relação do Porto manteve cinco penas máximas e reduziu para 23 anos de cadeia a condenação do arguido Hélder Moreira, dono dos armazéns onde os crimes ocorreram, tendo todos os arguidos recorrido para o Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo o acórdão do STJ, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o coletivo de juízes, composto pelos conselheiros Santos Cabral (presidente), Raul Borges e Pires da Graça (relator) negou provimento aos recursos apresentados pelos irmãos Pedro, Adolfo e Manuel Bourbon, por Rafael Silva e por Emanuel Paulino (conhecido como o Bruxo da Areosa), mantendo as penas máximas.

Quando ao arguido Hélder Moreira, o STJ deu “parcial provimento” ao recurso do arguido, condenando-o como cúmplice do crime de homicídio qualificado na pena de 15 anos de prisão. Em cúmulo jurídico, o Supremo aplicou-lhe a pena única de 19 anos de cadeia, reduzindo em quatro anos a condenação (23 anos de prisão) determinada anteriormente pelo Tribunal da Relação do Porto.

Anúncio

Braga

Câmara de Braga duplica subsídio aos bombeiros voluntários

E dá 100 mil euros para um novo quartel

em

Foto: Divulgação / CM Braga

O presidente da Câmara de Braga anunciou hoje que o município vai duplicar o valor do subsídio anual atribuído aos Bombeiros Voluntários locais e “entrar” com 100 mil euros para a construção do novo quartel da corporação.

Numa visita à corporação, Ricardo Rio explicou que, para já, o subsídio vai subir de 15 mil para 20 mil euros e que, em 2022, o valor chegará aos 30 mil euros.

Quanto à construção do novo quartel, o autarca referiu que, inicialmente, o município iria assegurar a componente da contrapartida nacional da candidatura a financiamento comunitário das obras no atual quartel.

Essa candidatura foi, entretanto, abandonada, e a verba do município vai ser canalizada para apoio à elaboração do projeto do novo quartel, a edificar no terreno doado pela câmara à corporação.

Segundo Ricardo Rio, na próxima segunda-feira será votada, em reunião do executivo, uma excecionalidade para o projeto que vai ser implementado nas atuais instalações, “o que, como contrapartida, vai viabilizar a permuta para a construção do novo quartel”.

O autarca deixou ainda a garantia de que o município, no âmbito das medidas de combate à covid-19, vai disponibilizar à corporação algum equipamento que irá receber ao longo dos próximos dias.

Vai também agilizar com a direção da instituição os testes necessários aos bombeiros que eventualmente venham a ter suspeitas de infeção.

Continuar a ler

Braga

Cai neve no Sameiro, em Braga

Vídeo

em

Já caíram os primeiros flocos de neve no concelho de Braga, para o ano de 2020.

Foi esta tarde, no monte do Sameiro, e o momento foi registado em vídeo.

Uma massa de ar gelado vinda da Escandinávia traz frio, chuva e neve para o Norte da Portugal, numa altura em que os primeiros flocos de neve já cairam em zonas como Trás-os-Montes, mas também em terras de Basto e, agora, no distrito de Braga.

Para a noite desta terça-feira são esperadas temperaturas mínimas de 1 grau na região de Braga, mínimas essas que se devem manter até quinta-feira, havendo probabilidade de queda de neve.

Também o distrito de Viana vai ser afetado por esta massa, esperando-se neve nos pontos mais altos.

É ainda esperada chuva para quarta-feira. Quinta e sexta é esperado céu muito nublado, com a chuva a regressar em força no próximo sábado (e deve ficar todo o fim de semana e início da próxima semana).

Continuar a ler

Braga

Covid-19: Mais dois bombeiros dos Sapadores de Braga testaram positivo

Covid-19

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO (Arquivo)

Mais dois elementos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga acusaram positivo nas análises e contra-análises de despistagem ao novo coronavírus, que provoca a doença Covid-19.

Um dos elementos pertence ao turno onde já foi confirmado um bombeiro infetado, enquanto o outro elemento pertence à secção técnica da companhia.

Covid-19: Bombeiro dos Sapadores de Braga com teste positivo

Recorde-se que na segunda-feira, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, visitou o quartel desta companhia para assegurar aos operacionais que está a ser feito de tudo para garantir a segurança destes profissionais.

“Tudo o que pudermos fazer para garantir a segurança dos nossos profissionais será feito e, já esta semana, voltarão a ser reforçados alguns destes meios materiais”, garantiu.

Ricardo Rio expressou a “sincera gratidão” de todo o executivo e dos bracarenses para com o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Sapadores.

Continuar a ler

Populares