Seguir o O MINHO

Liga Europa

Sueco Bojan Pandzic arbitra visita do Vitória ao Luxemburgo

Jogo frente ao Jeunesse Esch

em

Foto: DR / Arquivo

O sueco Bojan Pandzic vai arbitrar o jogo do Vitória SC no terreno dos luxemburgueses do Jeunesse Esch, na quinta-feira, da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa de futebol.

Pandzic, de 37 anos, vai arbitrar pela segunda vez um clube português, depois de ter estado no empate 0-0 do Marítimo no recinto do Botev, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de 2017/18.

Nesta ronda da segunda competição europeia de clubes, a UEFA nomeou dois árbitros portugueses: Tiago Martins, para o embate entre AEK Larnaca e Levski Sofia, no Chipre, e João Pinheiro, para o encontro entre Yeni Malatyaspor e Olimpija Ljubljana, na Turquia.

Anúncio

Futebol

Spartak de Moscovo vence rival CSKA antes de defrontar SC Braga

Liga Europa

em

Foto: DR / Arquivo

O Spartak de Moscovo, adversário do Sporting de Braga no playoff de acesso à Liga Europa, venceu hoje por 2-1 o rival CSKA Moscovo, no encontro de encerramento da sexta jornada da primeira liga russa de futebol.

Os golos apenas aconteceram na segunda parte, quando o defesa-central francês Samuel Gigot, assistido pelo alemão André Schurrle, deu vantagem à equipa da casa, aos 59 minutos, anulada instantes depois, aos 68, pelo russo de origem brasileira, Mário Fernandes.

Samuel Gigot viria a tornar-se a figura da partida a 11 minutos do apito final ao fazer o bis no encontro, confirmando o quarto triunfo consecutivo em todas as competições, antes de se deslocar a Portugal para defrontar os minhotos na primeira mão do playoff, na quinta-feira, pelas 19:45. A segunda mão está agendada para 29 de agosto.

Continuar a ler

Futebol

Liga Europa: Braga e Vitória tentam apuramento frente a emblemas históricos em crise

Portugal pode vir a ter quatro equipas na Liga Europa

em

Foto: Divulgação / UEFA

Sporting Clube (SC) de Braga e Vitória Sport Clube (SC) procuram, na quinta-feira, aproximar-se da fase de grupos da Liga Europa de futebol, com duelos no playoff frente a Spartak Moscovo e FCSB, respetivamente, emblemas históricos que já viveram melhores dias.

Depois de deixar os dinamarqueses do Brondby pelo caminho, com um triunfo por 7-3 no total da eliminatória, o SC Braga vai agora apanhar um dos grandes do futebol russo, embora o Spartak Moscovo esteja a passar por uma fase irregular no seu país, em que ocupa apenas o quinto lugar, após seis jornadas, a mesma posição em que terminou o campeonato na última temporada.

Por seu lado, o Vitória, que vai já disputar a sua terceira eliminatória na prova, depois de afastar os luxemburgueses do Jeunesse Esch (5-0) e os letões do Ventspils (9-0), vai ter pela frente o antigo Steaua de Bucareste, histórico clube romeno que teve de mudar de nome em 2011 devido a uma questão judicial, e que aparece nesta fase de temporada num desapontante 11.º lugar na sua liga.

O Braga recebe o Spartak Moscovo após sofrer o primeiro desaire da temporada, frente ao Sporting (2-1), para o campeonato, mas com o técnico Ricardo Sá Pinto a ter todos os jogadores disponíveis, no primeiro duelo de sempre com o emblema da capital russa.

Os russos, mais habituados a estarem presentes na Liga dos Campeões e que são recordistas de títulos no seu país, chegam a esta fase depois de deixarem pelo caminho os suíços do Thun, com duas vitórias (3-2 fora e 2-1 em casa).

Depois do quinto lugar da época passada, o Spartak Moscovo manteve-se irregular neste arranque de época e entre as principais figuras do clube destaque para o paraguaio Lorenzo Melgarejo, ex-jogador do Benfica, e para o alemão André Schurrle, campeão do mundo em 2014 com a Alemanha.

O avançado germânico chegou esta época a Moscovo para ocupar as vagas deixadas em aberto por Zé Luís, que rumou ao FC Porto, e Luís Adriano, que regressou ao Brasil para vestir a camisola do Palmeiras.

O encontro está agendado para as 19:45, 15 minutos após o arranque do jogo do Vitória na Roménia.

A equipa de Ivo Vieira chega a Bucareste depois do empate caseiro com o Boavista (1-1) para a I Liga, num encontro em que o golo dos ‘axadrezados’ aconteceu já em tempo de descontos.

Por seu lado, o FCSB está a viver um momento conturbado, depois do despedimento do técnico Bogdan Andone, com o seu sucessor ainda a não ter sido encontrado. O adjunto Vergil Andronache assumiu interinamente o comando.

No campeonato, o histórico emblema romeno, vencedor de uma Taça dos Campeões Europeus em 1986, ocupa o 11.º lugar, com apenas uma vitória em seis jogos, situação que já levou a presidente do clube a revelar que vai despedir alguns jogadores, um deles o português Diogo Salomão.

Na Liga Europa, o cenário tem sido bem diferente, tendo eliminado o Milsami (Moldávia), o Alashkert (Arménia) e o Mladá Boleslav (República Checa), antes de defrontar os vimaranenses.

Neste playoff, SC Braga e Vitória SC podem fazer história e colocar pela primeira vez quatro equipas lusas na fase de grupos da Liga Europa, em que já estão apurados FC Porto e Sporting.

O registo português continua com o PAOK Salónica, do técnico Abel Ferreira e de Vieirinha, a tentar o apuramento frente aos eslovacos do Slovan Bratislava, e com o AEK Atenas, outra formação grega, quem tem o treinador Miguel Cardoso e conta com uma ‘armada’ lusa composta por Hélder Lopes, Paulinho, André Simões, David Simão, Francisco Geraldes e Nélson Oliveira, a receber o Trabzonspor, de João Pereira.

Num dos embates mais interessantes do playoff, o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo e dos seus compatriotas Rui Patrício, Roderick, Ruben Vinagre, Bruno Jordão, Ruben Neves, João Moutinho, Pedro Neto e Diogo Jota, vai a Itália defrontar o Torino.

Continuar a ler

Futebol

Atenção, Vitória: FCSB perde antes do jogo da Liga Europa

Cumpridas seis jornadas, o FCSB é 11.º entre 14 equipas, com apenas quatro pontos

em

Foto: Twitter / Arquivo

Os romenos do FCSB (ex-Steaua de Bucareste), adversários do Vitória SC no ‘play-off’ de acesso à Liga Europa de futebol, perderam hoje em casa com o Iasi, por 1-2, na sexta jornada do campeonato.

Frasinescu, aos 40, e Loshaj, aos 73 fizeram os golos dos forasteiros, de pouco valendo o empate na altura conseguido por Tanase, de penálti, aos 52, na equipa que teve o português Thierry Moutinho como titular.

Cumpridas seis jornadas, o FCSB é 11.º entre 14 equipas, com apenas quatro pontos, enquanto o Iasi partilha o primeiro lugar com o Cluj, que no sábado cedeu empate 1-1 em casa do Sepsi.

O primeiro encontro do playoff vai decorrer quinta-feira em Bucareste, com a eliminatória a decidir-se uma semana depois em Guimarães, a 29 de agosto.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares