Seguir o O MINHO

Braga

‘Startups’ de Braga captaram 288 milhões para investimento em 2021

InvestBraga apoia outros 159 investimentos nacionais e estrangeiros

em

Foto: InvestBraga

As 76 empresas apoiadas em 2021 pela Startup Braga captaram 288 milhões de euros para investimento, revelou o gestor da firma municipal InvestBraga, Carlos Silva.

“Em 2021, foi reforçado o trabalho junto da nossa rede de investidores, estabelecendo pontes entre as ‘startups’ e a rede da Startup Braga de Business Angels e Venture Capitalists nacionais e internacionais. Ao todo foram captados pelas ‘startups’ da comunidade 288 milhões de euros, sendo uma parte significativa consequência de três investimentos angariados em 2021 pela Sword Health, o sexto unicórnio português “, explicou, a propósito do Relatório de Atividades que foi analisado, quinta-feira, em reunião de Câmara.

Acrescentou que, desde que a InvestBraga foi criada, em 2014, o total angariado pelas ‘startups’ locais perfaz um valor acumulado de mais de 350 milhões de euros, potenciando a criação de mais de 700 postos de trabalho.

As 170 startups apoiadas operam em áreas tão distintas como a nanotecnologia, as tecnologias para a saúde, a economia digital e a biotecnologia.

159 projetos de investimento

Carlos Silva sublinhou que a atividade de Dinamização Económica e Atração de Investimento da InvestBraga passa, também, pelo apoio a empresas, nacionais e estrangeiras que se vêm estabelecer no concelho, estando 159 projetos de investimento em execução, 26% dos quais têm origem internacional.

A ação da empresa abrange, ainda, a realização de feiras, congressos e espetáculos, sendo que – frisou – esta área de atividade foi afetada pela covid-19, tendo ali sido montado um centro de vacinação, estando a retomar em 2022.

A estrutura gere também o Centro de Juventude de Braga, a unidade de negócio mais recente, que acomoda uma unidade hoteleira, a Pousada da Juventude, e uma área de trabalho pensada para os jovens, e por onde passaram mais de 50 nacionalidades, em 2021.

263 atendimentos

Em 2021, realizou, ainda, 263 atendimentos/reuniões com empresas, empresários, empreendedores, potenciais investidores, facilitadores de investimento e outras entidades de apoio e promoção de atividades económicas.

A InvestBraga – Agência para a Dinamização Económica, E.M. atua como o braço económico do Município de Braga, com a missão de promover o desenvolvimento económico da região.

Populares