A Glooma, ‘startup’ de Braga que atua na área dos dispositivos médicos para a deteção precoce do cancro da mama, recebeu a aprovação do projeto SenseAI, que será financiado no montante de 690.733 euros, foi hoje anunciado.
A empresa foi, ainda, distinguida com o Selo de Idoneidade na prática de Investigação e Desenvolvimento, atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI).
Em comunicado enviado a O MINHO, a Glooma refere que a sua candidatura, uma das quatro aprovadas nesta fase do concurso, obteve uma pontuação de 4,09 em 5.
Com isto, a ‘startup’ bracarense vê o projeto SenseAI aprovado, com um financiamento de 690.733,43 euros sob a forma de subvenção FEDER, num investimento elegível global de 957.629,95 euros, no âmbito do aviso para apresentação de candidaturas (AAC) MPr-2023-9 SIID – I&D Empresarial.
“O investimento recebido através do SIID – I&D Empresarial será fundamental para impulsionar os nossos esforços de inovação e avanço tecnológico. Com este apoio, conseguiremos progredir significativamente na criação de soluções eficazes, como a SenseGlove, para ajudar na deteção precoce do cancro da mama”, refere Frederico Stock, cofundador e CFO/COO da Glooma.
Sobre a distinção com o Selo de Idoneidade na prática de Investigação e Desenvolvimento pela ANI, Francisco Nogueira, cofundador e CEO da Glooma, considera que “este reconhecimento valida o nosso compromisso com a inovação e a procura constante por soluções que podem ajudar a salvar vidas”.
“Estas atribuições representam a nossa resiliência ao longo destes anos de investigação e desenvolvimento. Passámos por muitos desafios, mas a nossa missão de salvar vidas mantém-nos ainda mais determinados a continuar”, acrescenta.
O novo financiamento e reconhecimento são “passos cruciais” para que a Glooma possa concluir o desenvolvimento de produto e iniciar os estudos clínicos nos Estados Unidos.
Ainda este mês, a startup estará em Dallas, no MassChallenge USA, e em Boston, Women’s Health Innovation Summit.
No final de outubro, representará Portugal e a Universidade Nova de Lisboa no StageTwo, em Berlim. Adicionalmente, a ‘Glooma ‘startup’ bracarense está atualmente a levantar uma ronda de investimento de 2,5 milhões de euros e espera atrair investidores SIFIDE para impulsionar o crescimento e inovação contínua.