Seguir o O MINHO

Braga

Starbucks de Braga tem data de inauguração

em

Foto: O MINHO

A conhecida cadeia de cafés Starbucks já tem data para abrir a sua primeira loja em Braga. A multinacional norte americana vai inaugurar o estabelecimento na Avenida da Liberdade, na próxima quarta-feira, dia 13 de junho.

A loja abre às 08:00 e fica no Centro Comercial Liberdade Street Fashion.

No seu perfil do Facebook, a Starbucks prometeu “muitas surpresas para os primeiros visitantes”.

Anúncio

Braga

Braga: Antigo colégio das Sete Fontes reabre com 300 alunos

No próximo ano sobe para os 500 alunos

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

Reabre em setembro com 300 alunos do ensino básico. O antigo Colégio  das Sete Fontes, de Braga, a cuja fundação esteve ligado o falecido Cónego Eduardo Melo, foi adquirido pela associação que gere o Colégio  João Paulo II, que assim cria condições para se expandir: “temos uma  lista de espera de 1.400 alunos”, disse a O MINHO o seu administrador, Mário Paulo Pereira.

Este estabelecimento de ensino, criado, por sua vez, há 13 anos por um  grupo de seis leigos e oferecido à Arquidiocese da Igreja Católica,  está a rebentar pelas costuras nas instalações que possui junto à  Avenida Central, mesmo junto ao edifício das Convertidas: “vamos  acolher 300 alunos, até à 4.ª classe, neste ano letivo, número que, no  próximo, subirá para os 500”, adiantou.

O gestor salientou que o arranque das aulas no antigo Sete Fontes obrigou à contratação de 32 pessoas, as quais se juntam às 128 – entre  docentes e funcionários – que já trabalham na instituição. Isto – frisou – sem contar com as cerca de 40 pessoas que prestam  serviço nas atividades extra curriculares, nas áreas do desporto, das  línguas e outras.

Dinamismo

O João Paulo II – sublinha – “é hoje uma das instituições dinâmicas da cidade, como se constata por este investimento e pela procura que  tem”. O colégio é um organismo de direito canónico, mas é gerido por  uma associação a que a arquidiocese pertence.

Na última semana, O MINHO foi contactado por dois funcionários que se  queixaram de que o salário de julho, ainda não tinha sido pago a 13 de  agosto, tendo sido liquidado no dia seguinte, sexta-feira.

O que lhes  trouxe transtornos em período de férias. Atraso que Mário Pereira  confirma, mas que explica pelo facto de as Finanças terem obrigado à  mudança do número de contribuinte, o que provocou complicações  burocráticas em termos de movimentação de contas bancárias: “Não há,  nem nunca houve salários em atraso, temos uma ótima saúde financeira”,  garante. Os mesmos trabalhadores lamentam, ainda, que o Colégio pague  o ordenado mensal apenas ao dia oito, facto que lhes complica o cumprimento dos compromissos: ”pagámos religiosamente ao dia oito, e a  lei permite que seja feito até ao dia 11”, explicou.

Gestão danosa

Criado pela empresa Ensine-Ser, que pertencia ao grupo Ensinave que geria o ISAVE – Instituto Superior de Saúde do Vale do Ave, da Póvoa de  Lanhoso, o Colégio das Sete Fontes faliu em 2012, seguindo as pisadas  da casa-mãe. Foi reativado em 2014, e agora adquirido pelo João Paulo II, entidade que nada tem a ver com o caso em questão. O seu antigo administrador, José Henriques, foi acusado em 2018 pelo Ministério  Público de gestão danosa.

Continuar a ler

Braga

PJ/Braga diz que morte de jovem moldavo com rebarbadora deve ter sido suicídio

“Não há indícios de crime”

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O mais certo é que tenha sido suicídio! É esta a convicção dos  investigadores da PJ/Braga acerca do aparecimento, no passado sábado, em Braga, do cadáver de um jovem de 21 anos, de ascendência moldava. O corpo tinha o pescoço cortado por uma rebarbadeira.

“Não há indícios de crime”, disse fonte policial a O MINHO, frisando  que, “muito provavelmente”, os resultados da autópsia nada adiantarão  em relação a essa hipótese.

Radu Neagu, que residia na rua Álvaro Carneiro, foi encontrado morto  pela mãe, pelas 14h30 de sábado, na garagem da casa. A rebarbadora  ainda estava ligada. O malogrado jovem teria problemas de saúde.

Ao leitor de O MINHO importa salientar que, por regra, e de acordo com o  código de ética e deontológico em vigor no jornalismo, não se noticiam  suicídios.

Neste caso, entendemos dever fugir à norma, dado que a  hipótese de crime foi aventada por outros órgãos de comunicação  social. A qual parece assim afastada pela PJ.

Continuar a ler

Braga

Trotinetes elétricas chegam hoje a Braga

Ainda em fase de estudo

em

Foto: Divulgação / CM Braga

A partir de hoje já pode utilizar troninetes elétricas partilhadas na cidade de Braga. A CIRC é a primeira empresa a obter autorização da Câmara Municipal de Braga para este efeito.

Em comunicado, aquela empresa aponta que o lançamento do projeto tem ainda o objetivo de estudar a quantidade de trotinetes a disponibilizar e o número de pontos de partilha que este novo modo de transporte irá ter na cidade.

A empresa informa que a “avaliação e os seus resultados serão anunciados em setembro”.

A CIRC, de acordo com a empresa, é uma das marcas de trotinetes eléctricas líder em Portugal, estando já presente em Lisboa, Cascais, Almada, Faro, Portimão, Coimbra, Figueira da Foz, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e agora Braga.

As trotinetes da CIRC ficam disponíveis em 25 lugares que antes eram de estacionamento para automóveis e que foram convertidos em pontos de partilha de trotinetes.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares