O Sporting conquistou hoje a sua sexta Supertaça de andebol, a terceira consecutiva, ao derrotar o FC Porto por 36-29, em jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Sines.
O clube ‘leonino’, que mostrou uma boa eficácia atacante e teve um bloco defensivo forte, tem agora menos duas Supertaças do que o recordista FC Porto (oito) e menos uma face ao Benfica e ao ABC de Braga, ambos com sete.
Depois de 20 minutos de jogo muito equilibrados, os ‘leões’ foram superiores ao adversário e ganharam uma vantagem segura, conseguindo chegar ao intervalo a vencer por 20-15 naquela que foi a maior vantagem que tiveram no primeiro tempo.
Os primeiros minutos do duelo travado no Alentejo foram frenéticos e de uma eficácia quase total de ambos os ataques, facto que é comprovado pelos oitos golos apontados nos primeiros quatro minutos, altura em que se registava um empate no marcador.
Depois do equilíbrio registado até à entrada nos últimos 10 minutos da primeira parte, os ‘leões’ começaram a ganhar claro ascendente a partir dos 23 minutos, momento em que passaram a vencer por três golos de vantagem (16-13).
O sportinguista Francisco Costa, autor de sete golos no primeiro tempo, esteve em destaque neste período em que Salvador Salvador, no derradeiro segundo, marcou e deu a maior vantagem no marcador aos leões (20-15).
Após o intervalo, o domínio dos comandados de Ricardo Costa acentuou-se ainda mais, conseguindo sete golos de vantagem (26-19) aos 38 minutos. Diogo Branquinho e Victor Romero, que tinham ficado em ‘branco’ na primeira parte, marcaram três golos cada, contribuindo para o êxito ‘leonino’.
O mais próximo que o FC Porto esteve do oponente foi numa desvantagem de quatro golos (27-23), aos 43 minutos. Com seis golos na segunda parte – o mais concretizador nesse período –, o portista José Ferreira superou o colega Vasco Costa, que tinha apontado quatro golos antes do intervalo.
Até ao final do encontro, em que o sportinguista Francisco Costa, melhor marcador do encontro, com 10 golos, foi eleito o ‘MVP’, o campeão nacional Sporting não tirou o pé do acelerador e estabeleceu o resultado final com uma vantagem de sete tentos.
Ficha de Jogo
Jogo no Pavilhão Multiusos de Sines, em Sines.
Sporting – FC Porto, 36-29.
Ao intervalo: 20-15.
Com arbitragem de Hugo Xavier e Alexandre Bragança, as equipas alinharam e marcaram:
– Sporting (36): Andre Kristensen, Mohamed Aly, Natán Suárez (4), Pedro Martínez, Diogo Branquinho (3), Orri Thorkelsson (3), Mamadou Gassama, Carlos Álvarez (4), Edy Silva, Christian Moga, Victor Romero (3), Emil Berlin (1), Francisco Costa (10), Salvador Salvador (4), Martim Costa (2) e Jan Gurri (2).
Treinador: Ricardo Costa.
– FC Porto (29): Sebastian Abrahamsson, Diogo Rêma, Rui Silva (2), Pol Valera (1), José Ferreira (6), Leonel Fernandes, Hugo Carvalho, Pedro Oliveira (3), Daymaro Salina (2), Jesús Hurtado, Ricardo Brandão (4), Timmy Petit, Vasco Costa (4), Mamadou Diocou, Linus Persson (4) e Thorsteinn Gunnarsson (3).
Treinador: Magnus Andersson.
Assistência: 1.070 espetadores.