Sporting tenta a ‘dobradinha’, Benfica joga o futuro no Jamor

Final no domingo
Sporting tenta a 'dobradinha', benfica joga o futuro no jamor
Foto: DR / Arquivo

O Sporting procura no domingo, na final da Taça de Portugal de futebol, conquistar a sua primeira ‘dobradinha’ em mais de 20 anos, enquanto o Benfica joga o seu futuro próximo no Jamor.

Após a conquista do campeonato e o seu primeiro ‘bi’ em mais de 70 anos, o Sporting pode agora alcançar a ‘dobradinha’, algo que aconteceu pela última vez em 2001/02, e reforçar uma época que já é histórica.

Numa posição bem diferente aparece o Benfica, com o jogo do Estádio Nacional a valer mais do que a conquista de um troféu, uma vez que pode ditar a continuidade – ou não – de Bruno Lage, apesar de Rui Costa ter garantido que o técnico iria começar a nova época. De resto, o próprio presidente dos ‘encarnados’ poderá estar dependente deste troféu, desde logo porque se aproxima um ato eleitoral no clube, em outubro.

O Benfica é recordista de títulos na Taça de Portugal, com 26, mas há quase uma década que não sai vencedor do Jamor (a última vez foi em 2016/17, com Rui Vitória) e tem estado de costas voltadas com a competição no novo século.

Desde 2000, os ‘encarnados’ só conquistaram a prova ‘rainha’ em três ocasiões e estiveram apenas em mais quatro finais, sendo esta a quinta.

Já o Sporting, tem 17 Taças no seu museu, a última alcançada em 2018/19, sendo esta a sua segunda final seguida, depois de ter sido batido pelo FC Porto na última temporada.

O central costa-marfinense Diomande é o único jogador em dúvida para o técnico Rui Borges, que pode assistir no Estádio Nacional à despedida de vários elementos, incluindo Viktor Gyokeres.

O sueco, após uma temporada fantástica em que leva 53 golos em todas as provas, dificilmente deverá continuar em Alvalade – tem vários ‘tubarões’ europeus no seu encalço -, mas o mesmo cenário pode acontecer com outras figuras, como Gonçalo Inácio, Hjulmand ou Trincão, fruto do sucesso ‘leonino’.

A ‘ressaca’ dos festejos pelo bicampeonato poderá ter algum peso na equipa do Sporting no decorrer da final, mas os ‘leões’ aparecem no Jamor muito menos pressionados que o Benfica, que chegou a encaminhar-se para o título, mas acabou por ver o eterno rival celebrar.

Deixar escapar a Taça de Portugal, e ainda mais para o rival histórico, promete deixar a Luz em ‘fogo’, com Lage a ficar com poucas condições para permanecer no cargo, ainda mais quando há um Mundial de clubes em junho.

A final da 85.ª edição da Taça de Portugal levanta dúvidas sobre Di María: se a decisão de domingo será a última aparição do argentino pelos ‘encarnados’ ou se o extremo ainda irá participar na competição que vai decorrer nos Estados Unidos.

Baixa certa no Jamor parece ser o norueguês Aursnes, um jogador muito importante na ação da equipa do Benfica e cuja ausência se fez notar na última jornada do campeonato, no empate (1-1) em Braga.

Benfica e Sporting defrontam-se na final da prova ‘rainha’, a partir das 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Daniel adrião propõe primárias abertas no ps só depois das autárquicas

Daniel Adrião propõe primárias abertas no PS só depois das autárquicas

Próximo Artigo
Treinador do avs avisa que vizela é hoje uma equipa "muito mais ofensiva, com ambição"

Treinador do AVS avisa que Vizela é hoje uma equipa "muito mais ofensiva, com ambição"

Artigos Relacionados