O Sporting reforçou hoje a liderança da I Liga de futebol, ao vencer o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, em Trás-os-Montes, por 3-0, com golos de Paulinho, Trincão e Pedro Gonçalves, em embate a contar para a 17.ª jornada.
No embate entre o primeiro e o último classificados do campeonato, apesar do ritmo frenético e da pressão alta, o líder Sporting precisou de 44 minutos para desfazer o ‘nulo’ do marcador, por intermédio de Paulinho, destacando-se a exibição do guardião transmontano que conseguiu travar as sucessivas tentativas de golo dos visitantes.
Já na etapa complementar, o Desportivo de Chaves mostrou sinais de desorientação, ao passo que os ‘leões’ impuseram ‘a lei do mais forte’ e aumentaram a vantagem no marcador, com Trincão a assinar o segundo e Pedro Gonçalves o terceiro e último golo da partida.
Moreno operou duas alterações no ‘onze’ da visita ao Famalicão (2-2), com o recém-chegado Vasco Fernandes a estrear-se com a camisola ‘azul-grená’ como titular, atuando como ‘trinco’, e Leandro Sanca a ocupar o lugar de Benny.
Já do lado do Sporting, Edwards e Coates começaram a partida no banco de suplentes, Ricardo Esgaio, Trincão e Paulinho regressaram ao leque de titulares e Pedro Gonçalves baixou para o meio-campo, ao lado de Hjulmand.
Depois de, nos minutos iniciais, o jogo ter ficado marcado por troca de bola no meio-campo, a primeira oportunidade de golo surgiu na sequência do primeiro canto da partida, com Steven Vitória a cabecear à baliza de Adán, mas o esférico passou ao lado.
Logo depois, o embate ganhou ritmo e Hugo Souza negou o golo, por duas vezes, aos visitantes, ao defender, primeiro, um cabeceamento de Gyökeres e, na recarga, um remate de Esgaio à ‘boca’ da baliza transmontana.
No minuto seguinte, valeu Steven Vitória para travar mais uma investida de Gyökeres que aproveitou uma perda de bola de Sandro Cruz em zona proibida para rematar à entrada da pequena área. Trincão ainda tentou a emenda, mas o internacional canadiano cortou a bola já no chão.
Paulinho também tentou a sorte, mas o guardião dos flavienses não vacilou com uma defesa magistral, e Pedro Gonçalves viu a bola a passar rente ao poste esquerdo da baliza transmontana, aos 20, e a terminar nas mãos de Hugo Souza, aos 21.
Já aos 27, o avançado dos ‘leões’ ficou completamente isolado na área adversária, mas não conseguiu ganhar o ‘um para um’ com o guardião brasileiro, desperdiçando uma oportunidade flagrante.
Na reta final da primeira parte, Matheus Reis tentou a sorte de fora da área, mas o remate rasteiro terminou nas mãos de Hugo Souza. Acabou por ser Paulinho a desfazer o ‘nulo’ no marcador, aos 44, na sequência de canto a favor do Sporting, com um encosto de bola após desvio de Vasco Fernandes.
Já na etapa complementar, depois de um primeiro remate à entrada da área que passou ao lado da baliza transmontana, Trincão aumentou a vantagem dos ‘leões’, aos 52, assistido por Nuno Santos.
O Sporting chegou ao terceiro golo pouco depois: Pedro Gonçalves aproveitou um mau alívio para a frente de Steven Vitória e atirou a contar (56).
Entretanto, Moreno lançou o recém-chegado Raphael Guzzo, Jô Batista, Abass e João Pedro em campo na esperança de trocar as voltas ao destino, numa altura em que os transmontanos já perdiam por 0-3 e sem qualquer oportunidade de golo criada.
Pouco depois, foi mesmo João Pedro a contrariar as estatísticas com um remate à entrada da área, mas a bola passou ligeiramente ao lado da baliza de Adán.
Aos 76, Pedro Gonçalves tentou ‘bisar’, mas Hugo Souza negou o golo ao ponta de lança com uma defesa a dois tempos. O guardião voltou a estar em destaque, logo depois, ao negar o golo a Gyökeres com o pé.
Com esta vitória, o Sporting isolou-se na liderança do campeonato no fecho da primeira volta, somando agora 43 pontos, mais quatro do que o Benfica, segundo classificado, que no domingo recebe o Rio Ave. Já o Desportivo de Chaves permanece na última posição da tabela, com 11 pontos.