Seguir o O MINHO

Desporto

Sporting de Braga quer inquérito à atuação das forças policiais na Supertaça

em

O Sporting de Braga reclamou, esta terça-feira, a instauração de um inquérito pelas entidades competentes à atuação das forças policiais no jogo frente ao Benfica, disputado no domingo, em Aveiro, para a Supertaça Cândido de Oliveira de futebol.

O clube minhoto revela em comunicado ter havido incidentes antes, durante e após o jogo, tendo recebido relatos de adeptos do Sporting de Braga agredidos que precisaram de tratamento hospitalar, e quer saber se esses incidentes podem ter resultado de “falhas no plano delineado”.

O Sporting de Braga requer, ainda, que sejam solicitadas, por essas entidades, as imagens de videovigilância para que se esclareça sobre eventuais crimes cometidos antes, durante e depois do jogo.

Na nota, a SAD ‘arsenalista’ diz ter solicitado à Polícia de Segurança Pública (PSP), no encontro preparatório que teve lugar em Aveiro, no dia 15 de julho, uma reunião para discutir o plano traçado para todo o dia, a fim de se inteirar das condições em que se processaria a chegada, o encaminhamento para o estádio e, no final, para as viaturas, bem como a saída do recinto e o regresso a Braga.

“A PSP entendeu não ser pertinente essa reunião, alegando estar definido todo o plano, bem como contempladas as questões levantadas pela nossa SAD”, lê-se.

Os minhotos revelam depois que adeptos seus foram intercetados por grupos de adeptos do Benfica à chegada dos autocarros que transportavam apoiantes do Sporting de Braga, “perante a passividade dos poucos agentes policiais presentes”.

“Perante o arremesso de objetos contra as viaturas, gerou-se entre adeptos uma batalha campal que as forças policiais não estavam preparadas para conter”, aponta.

Já depois dos incidentes registados durante o jogo, acusa as forças policiais de terem permitido, no final da partida, que adeptos do Benfica “entrassem na bancada destinada aos adeptos do Sporting de Braga com armas brancas, ferros e outras armas de arremesso, gerando o pânico entre uma multidão onde também se encontravam crianças e idosos”.

“Perante este cenário, registou-se ainda ausência de coordenação na saída dos adeptos e no seu encaminhamento para as zonas de estacionamento, novamente se potenciando focos de conflito”, acrescenta.

Manifestando “apoio e solidariedade” para com os seus adeptos, o Sporting de Braga vinca que “reclamou as diligências necessárias para evitar os incidentes verificados e que tudo fará para apurar responsabilidades”.

Sporting de Braga e Benfica defrontaram-se no domingo, em Aveiro, num jogo da Supertaça, que terminou com o triunfo dos tricampeões por 3-0, com golos de Cervi, Jonas e Pizzi.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Desporto. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Desporto

Sorteio: ABC de Braga recebe Benfica na Taça de Portugal

16 avos de final

em

Foto: Facebook de ABC de Braga (Arquivo)

O ABC de Braga vai receber o Benfica, nos 16 avos de final da Taça de Portugal de andebol, ditou o sorteio hoje realizado, enquanto o detentor do título, o FC Porto, recebe o ‘vizinho’ Boavista.

O encontro entre o ABC, sétimo classificado, e o Benfica, terceiro, é o jogo de maior destaque da quarta eliminatória, após o sorteio de hoje na sede da Federação Portuguesa de Andebol, em Lisboa.

Os ‘dragões’, líderes do campeonato e detentores da Taça, recebem o Boavista, 13.º e penúltimo, enquanto o Sporting, que tem os mesmos 47 pontos dos ‘azuis e brancos’ no nacional de andebol, visita o Feirense, da segunda divisão.

Os 16 avos de final da Taça de Portugal terão ainda outros dois confrontos entre primodivisionários: o FC Gaia recebe o SC Horta e o Artística Avança defronta o Boa Hora.

A eliminatória está agendada para 28 de dezembro, ainda que para clubes com jogadores na seleção, que vai disputar o Europeu, possa ser adiada para 29 de janeiro de 2020.

Continuar a ler

Futebol

FPF distribui 4,3 milhões de fundo da UEFA por clubes da I e II Ligas

Menos o Benfica, FC Porto e Sporting

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou hoje que vai distribuir 4,3 milhões de euros pelos clubes da I e II Ligas de futebol, provenientes de um fundo de solidariedade da UEFA, que terão de ser aplicados na formação.

As verbas serão distribuídas por todos os clubes, menos o Benfica, o FC Porto e o Sporting, “que participaram nas fases de grupo da Liga dos Campeões e Liga Europa”, justifica a FPF.

Em comunicado, a federação explica que as verbas se destinam “exclusivamente a investimentos no futebol de formação”, visando “compensar os clubes que não participam nas duas competições de clubes europeias”.

De fora do âmbito de ação deste fundo de solidariedade ficam, igualmente, as equipas B e satélite na II Liga.

Os 29 emblemas – 15 da I Liga e 14 da II Liga – abrangidos pelo apoio deste mecanismo europeu vão receber a mesma verba, 150.887,38 euros, numa atribuição relativa a 2018/19.

Continuar a ler

Futebol

Jorge Jesus eleito melhor treinador do Brasileirão

Ex-treinador do Vitória, Moreirense e SC Braga

em

Foto: Twitter

O técnico português Jorge Jesus, que se sagrou campeão da liga brasileira de futebol ao serviço do Flamengo, venceu hoje o prémio “Bola de Prata” da ESPN Brasil para melhor treinador, sendo o primeiro estrangeiro a vencer a categoria.

“O troféu faz parte da estrutura do Flamengo, que tem um grupo de jogadores sensacionais e apaixonados pelo que fazem. Quero dar parabéns aos nossos advesrários. O Flamengo é o vencedor, mas tivemos rivais que nos obrigaram a ter um empenho muito grande”, realçou Jorge Jesus após receber o prémio das mãos do histórico treinador brasileiro Joel Santana.

Jesus chegou ao Flamengo em meados de julho, estreando-se na 10.ª jornada do Brasileirão, com a equipa carioca com oito pontos de desvantagem para o Palmeiras, mas o ‘Mengão’ iniciou uma caminhada imparável até ao título brasileiro, terminando o campeonato com 16 pontos de vantagem sobre o Santos e o Palmeiras, e tornando-se apenas o segundo estrangeiro a ser campeão no Brasil. Antes do português, só o argentino Carlos Volante tinha conseguido igual feito, em 1959.

Além disso, o Flamengo ainda conquistou a Taça dos Libertadores, a segunda da sua história, depois de idêntico sucesso em 1981.

Ao longo da sua carreira, o treinador português, recorde-se, orientou Vitória SC, Moreirense e SC Braga, no Minho.

Continuar a ler

Populares