O sol e as temperaturas acima dos 30 graus vão manter-se até quinta-feira, mas a chuva regressa ao Minho na sexta-feira, com descida das máximas, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Braga, que hoje chega aos 35 graus, as máximas vão manter-se sempre acima dos 32 graus até quinta-feira.
Na sexta-feira regressa a chuva e as máximas descem até aos 24ºC no domingo.
As mínimas oscilarão entre os 13ºC e os 14ºC.
Viana do Castelo, habitualmente mais fresca por ser litoral, hoje chega aos 32ºC e amanhã também estará acima dos 30ºC, começando a máxima descer na quinta-feira.
Mas em zonas mais interiores do Alto Minho, como Monção ou Ponte de Lima, as temperaturas máximas estarão acima dos 30ºC até quinta-feira.
Na sexta-feira, também para Viana do Castelo está previsto o regresso da chuva, que deverá manter-se na semana seguinte.
Após outubro ter chegado com “sabor a verão”, levando até as praias do Minho a serem muito procuradas no último fim de semana, agora, sim, parece que o outono impor a sua presença.
Aviso amarelo prolongado
O aviso amarelo por causa do calor foi prolongado nos distritos de Braga e Viana do Castelo até às 23:00 de terça-feira.
O aviso amarelo também está em vigor nos distritos de Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Na Madeira e no Porto Santo, mantém-se até às 21:00 de terça-feira o aviso laranja por causa do calor, o segundo mais grave de uma escala de três, que desce depois para amarelo até às 23:00 de quarta-feira.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.