Vários sobreiros foram abatidos ilegalmente num terreno na freguesia de Fornelos, em Fafe, onde vão ser construídas 18 habitações.
O Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR já levantou um auto de contraordenação ao empreiteiro, Bernardino Teixeira, Engenharia e Construções Lda.
Questionada por O MINHO, a Câmara de Fafe explica que “o abate de sobreiros foi, primeiramente, detetado pela equipa de Vigilantes Ambientais do Município e comunicado superiormente”.





“O Gabinete Técnico Florestal confirmou, junto da Direção Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), não ter sido emitida qualquer licença de abate de espécies protegidas, nomeadamente sobreiros, na zona identificada”, salienta a Câmara.
E acrescenta: “Assim, considerando a importância destes espécimes e a necessidade de cumprimento da legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 169/2001, de 25 de maio, de imediato, foi comunicada a ocorrência às autoridades competentes, GNR (SEPNA), em coordenação com o ICNF. O Gabinete Técnico Florestal e a Vigilância Ambiental mantêm a vigilância habitual a esta e a todas as situações semelhantes que possam surgir”.
Artigo de Ivo Borges